Entrevista com Tatiana de Souza Leite Garcia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2357797574461

Palavras-chave:

Revoluções Agrícola e Industriais, Agenda Ambiental, Brasil, Amazônia, Matriz energética brasileira

Resumo

Ao longo da história, os grupos humanos desenvolveram diversas técnicas e tecnologias para atender suas demandas de sobrevivência, de reprodução e estilo de vida, que culminaram nas Revoluções Agrícola e Industriais.

A capacidade humana de explorar e transformar os recursos naturais propiciou uma série de benefícios às sociedades, os quais não foram e não estão disponíveis à todas as pessoas do mundo, e perdeu-se a percepção de que somos integrantes e dependentes do meio ambiente.

As ações humanas geraram intensos desequilíbrios aos ecossistemas naturais, justamente, por não respeitarmos o tempo de resiliência (recuperação) da natureza, a bioética e a finitude dos recursos, que suscitaram em diversos tipos de poluições, escassez e extinções, ao ponto de afetar negativamente as fronteiras naturais do planeta, culminando em catástrofes e crises socioambientais. Alguns teóricos descrevem que essas transformações humanas na Terra provocaram uma nova Era, o Antropoceno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana de Souza Leite Garcia , Universidade Anhembi Morumbi

Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia, Especialista em Ecoturismo pela Universidade Federal de Lavras, Bacharel em Relações Internacionais e Licenciada em Geografia, com cursos complementares em temas ligados à Sustentabilidade, Gestão Ambiental, Educação e Ciência Política. Experiências profissionais no setor privado (indústria química, agroindústria, comércio exterior e comercial), administração pública (transporte e logística) e acadêmico (ensino e gestão). Atuou como docente no ensino fundamental e médio com a disciplina de Geografia; e no ensino superior (presencial e EAD) nas graduações em Relações Internacionais, Turismo, Pedagogia, Geografia, Administração, Marketing, Secretariado. Na pós-graduação (presencial e EAD) nas especializações lato sensu 'História, Cultura e Sociedade' e 'Gestão Estratégica de Pessoas'; e no MBA "Gestão de Sustentabilidade". Na gestão acadêmica/administrativa atuou como coordenadora da graduação em Relações Internacionais e Comércio Exterior na Universidade de Ribeirão Preto (2009 a 2014). 

José Renato Ferraz da Silveira, Universidade Federal de Santa Maria

É Professor Associado III do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) desde 2009. Doutorado em Ciências Sociais (Política) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Mestrado em Ciências Sociais (Política) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Graduação em andamento no curso de História na Universidade Luterana do Brasil. Graduação incompleta no curso de Filosofia na Universidade de São Paulo. Coordenador do curso de Relações Internacionais - de 2012-2018 - da Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo de Teoria, Arte e Política (GTAP). Líder do Grupo de Estudos Oswaldo Aranha (GEOA). Colunista digital do Diário de Santa Maria. Participante do Programa Sala de Debate da Tv Diário e Rádio CDN. Articulista do Blog Obvious. Articulista do espaço Reflexões docentes da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), vinculada ao ANDES-SN. Editor chefe da Revista InterAção - Revista de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (ISSN 2357- 7975) Parecerista ad hoc da Revista Aurora, Revista de Ciências do Estado, revista Lua Nova, revista Drama em Foco. Membro do grupo de estudos avançados sobre Paz e Conflitos Internacionais (GEAPCI) Representante do Conselho editorial da Editora da UFSM (2017-2021) Membro da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED). Sócio pleno da Associação Profissional de Relações Internacionais (ABRI). Membro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). Membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Membro efetivo da World Academy of Human Sciences. Membro da Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências - Alpas 21. Autor de seis livros (A tragédia da política em Ricardo III, A tragédia da política em Ricardo II, Sob o Signo da Fênix, Sob o Signo das Valquírias, Sob o signo das Fúrias, Flora). Organizador da obra A Tragédia da política (Relações Internacionais). Embaixador honorário de São Paulo - Brasil - referendando pela Organização das Nações Unidas e pela Comissão Europeia. Linhas de pesquisa: História inglesa. História das Relações Internacionais moderna e contemporânea. Arte e Política.

Claudio Andrés Téllez Zepeda, Universidade do Brasil

Bacharel em Matemática com ênfase em Matemática Aplicada (PUC-Rio), Bacharel em Relações Internacionais (Centro Universitário da Cidade), MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV/RJ), Mestre em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Doutor em Relações Internacionais (PUC-Rio). Trabalhou como docente nos cursos de graduação em Relações Internacionais da PUC-Rio e da Universidade Anhembi Morumbi (SP), no curso de pós-graduação em Comércio Exterior da Universidade Católica de Petrópolis e no MBA em Gestão de Pessoas da Universidade Estácio de Sá. Em Teoria Política, utiliza Teoria Evolutiva dos Jogos para o estudo da origem e evolução de instituições sociais e políticas fundamentais. Atualmente, cursa o mestrado em Engenharia Biomédica na Universidade Brasil (SP) e suas pesquisas se concentram nas aplicações da espectroscopia vibracional (Infravermelho e Raman) e eletrônica (UV-Vis) no estudo de moléculas biorrelevantes para o desenvolvimento de fármacos e das bases moleculares de condições patológicas.

Downloads

Publicado

2023-03-15

Como Citar

Garcia , T. de S. L., Silveira, J. R. F. da, & Zepeda, C. A. T. (2023). Entrevista com Tatiana de Souza Leite Garcia. Revista InterAção, 14(1), e74461 . https://doi.org/10.5902/2357797574461

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 > >>