O impacto do clientelismo na escolha do voto no contexto do teorema do eleitor mediano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2357797568068

Palavras-chave:

Voto, Clientelismo, Políticas Públicas, Teorema do Eleitor Mediano

Resumo

O presente estudo busca analisar o comportamento racional do eleitor, tendo como base o teorema do eleitor mediano e a possível influência do clientelismo nestas relações. Neste contexto, elaborou-se o seguinte problema de pesquisa: “De que maneira o clientelismo em sociedades desiguais impacta no voto de eleitores no contexto do teorema do eleitor mediano?” Para responder a esta pergunta, utilizou-se como metodologia a revisão bibliográfica, partindo dos estudos de Anthony Downs e passando por outros teóricos de destaque nacional e internacional. De acordo com a literatura pesquisada, verificou-se que as práticas clientelistas são mais comuns entre pobres do que ricos em sociedades desiguais, motivo pelo qual partidos de esquerda que deveriam fazer políticas redistributivas acabam, por vezes, promovendo políticas clientelistas. Observa-se que, ainda que o voto seja secreto, em diversas situações os partidos políticos conseguem monitorar as características dos eleitores individualmente, estabelecendo uma relação de clientelismo contínuo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Froener, UFRGS

Doutoranda em Políticas Públicas (UFRGS). Mestre em Direito (Universidade La Salle). Professora das Faculdades João Paulo II.

Referências

AVELINO FILHO, George. Clientelismo e Política no Brasil: revisitando velhos problemas. Novos Estudos CEBRAP, n. 38, p. 225-240, 1994.

ARRETCHE, Marta. Democracia e redução da desigualdade econômica no Brasil: a inclusão dos outsiders. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 33, n. 96, p. 1-23, 2018.

BARBOSA, Rogério; SOUZA, Pedro Ferreira de; SOARES, Sergei. Distribuição de renda nos anos 2010: uma década perdida para desigualdade e pobreza. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Brasília: Rio de Janeiro, 2020.

BATISTA, Christiane. Partidos Políticos, Ideologia e Política Social na América Latina: 1980- 1999. Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 51, n. 3, p. 647-686, 2008.

BLACK, Duncan. The Theory of Committees and Elections. Cambridge University Press: Cambridge, 1958.

BOBONIS, Gustavo J.; GERTLER, Paul; GONZALEZ-NAVARRO, Marco; NICHTER, Simeon. Vulnerability and Clientelism, NBER Working Paper, Cambridge, n. 23589, 2017.

BOIX, Carles. Political Parties, Growth and Equality: Conservative and Social Democratic Economic Strategies in the World Economy. Cambridge University Press: Cambridge, 1998.

CALVO, Ernesto; MURILO, Maria Victoria. Who Delivers? Partisan Clients in the Argentine Electoral Market. American Journal of Political Science, v. 48, n. 4, p. 742–757, 2004.

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

CARVALHO, José Murilo de. Mandonismo, coronelismo, clientelismo: uma discussão conceitual. Revista de Ciências Sociais [online], Rio de Janeiro, v. 40, n. 2, 1997.

COX, Gary; MCCUBBINS, Mathew D. Electoral Politics as a Redistributive Game. The Journal of Politics, Chicago, v. 48, n. 2, p. 370-389, 1986.

DOWNS, Anthony. An Economic Theory of Political Action in a Democracy. The Journal of Political Economy, v. 65, n. 2, p. 135-150, 1957.

DOWNS, Anthony. Uma teoria econômica da democracia. São Paulo: Edusp, 2000.

FAORO, Raymundo. Os donos do poder: formação do patronato político brasileiro. 5ª ed. São Paulo: Globo, 2012.

FENNO, Richard F. Home Style: House Members in Their Districts. Boston: Little, Brown, 1978.

GOLDEN, Miriam; MIN, Brian. Distributive politics around the world. Annual Review of Political Science, v. 56, 2013.

HADDAD, Fernando. O mercado no fórum: uma teoria econômica da demagogia, Lua Nova, São Paulo, n. 50, p. 97-112, 2000.

HIBBS JR, Douglas A. Partisan theory after fifteen years. European Journal of Political Economy, v. 8, n. 3, p. 361-373, 1992.

HIBBS JR, Douglas A. Political Parties and Macroeconomic Policy. American Political Science Review, n. 71, p. 1467-1487, 1977.

HINICH, Melvin; MUNGER, Michael. Analytical Politics. Cambridge University Press: Cambridge, 1997.

HOTELLING, Harold. Stability in Competition. The Economic Journal, v. 39, n. 153, p. 41-57, 1929.

LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, enxada e voto: o município e o regime representativo no Brasil. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2012.

LINDBECK, Assar; WEIBULL, Jorgen. Balanced-budget redistribution as the outcome of political competition. Public Choice, Holanda, n. 52, p. 273-297, 1987.

LUPU, Noam; PONTUSSON, Jonas. The Structure of Inequality and the Politics of Redistribution. American Political Science Review, v. 105, n. 2, p. 316-336, 2011.

MAYHEW, David. Congress: The electoral connection. New Haven: Yale University Press, 1974.

MCCARTY, Nolan; PONTUSSON, Jonas. The Political Economy of Inequality and Redistribution. In NOLAN, Brian; SALVERDA, Wiemer; SMEEDING, Timothy (eds.), The Oxford Handbook of Economic Inequality. Oxford, Oxford University Press, p. 1-28, 2012.

MELTZER, Allan; RICHARD, Scott. A Rational Theory of the Size of Government. Journal of Political Economy, v. 89, p. 914-927, 1981.

MÉNDEZ, Yasmín; WALTENBERG, Fábio. Desigualdade de Renda e Demanda por Redistribuição Caminham Juntas na América Latina no Período 1997-2015, Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 61, n. 4, p. 341-384, 2018.

MENEZES, Rafael Terra de; SAIANI, Carlos César Santejo; ZOGHBI, Ana Carolina Pereira. Demanda mediana por serviços públicos e desempenho eleitoral: evidências do modelo do eleitor mediano para os municípios brasileiros. Estudos Econômicos, São Paulo, v. 41, n. 1, p. 25-57, 2011.

PIKETTY, Thomas. Social Mobility and Redistributive Politics. The Quartely Journal of Economics, v. 110, n. 3, p. 551-584, 1995.

SIMONI JUNIOR, Sérgio. Realinhamento eleitoral e Programa-Bolsa Família no Brasil. Mimeo, 2020.

STOKES, Susan. Peverse accountability: a formal model of machine politics with evidence from Argentina. American Political Science Review, v. 99, n. 3, p. 315-325, 2005.

STOKES, Susan. Political Clientelism in BOIX, Carles; STOKES, Susan. The Oxford Handbook of Comparative Politics. Oxford Univerty Press, p. 1-27, 2009.

Downloads

Publicado

2022-01-07

Como Citar

Froener, C. (2022). O impacto do clientelismo na escolha do voto no contexto do teorema do eleitor mediano. Revista InterAção, 12(2), 36–44. https://doi.org/10.5902/2357797568068

Edição

Seção

Ensaios