Análise dos estudantes do Programa Bolsa Família frente à frequência escolar dos beneficiados
DOI:
https://doi.org/10.5902/2357797535922Palavras-chave:
Bolsa Família, frequência escolar, Rede Pública de Ensino.Resumo
Os Programas de Transferência de Renda representam um papel importante e de participação efetiva como agente impulsionador no desenvolvimento econômico e social. Os programas sociais brasileiros voltados à educação, conhecidos genericamente como Bolsa-Escola, têm por objetivo fornecer às famílias com filhos uma ajuda monetária regular, que os estimule a mandar as crianças para a escola e lhes possibilite mantê-las estudando. No Brasil, existem muitos programas deste tipo desde meados da década de 1990, e foram reunidos em um programa federal, em 2001. Em 2004, o governo brasileiro reuniu o Bolsa-Escola a outros programas de renda mínima em um programa de renda familiar abrangente (Bolsa Família). Este artigo examina os impactos educacionais e de equidade dos programas sociais voltados à educação. A análise mostra que estes programas não estão bem focalizados, do ponto de vista da educação. São mais bem focalizados do ponto de vista de uma política de renda mínima, mas com limitações. O artigo conclui que estas políticas não são bem fundamentadas em pesquisa e se baseiam em pressupostos equivocados.
Downloads
Referências
ABRACHES, S. H.; SANTOS, W. G. dos; COIMBRA, M. A. Política social e combate à pobreza. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.
ACOSTA, A. R. R; VITALE, M. A. F. (Orgs.). Família: redes, laços e políticas públicas. São Paulo: IEE/PUCSP, 2003.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 4ª edição. São Paulo: Atlas, 2002.
HOFLING, Eloisa de Mattos. “Estado e políticas (Públicas) Sociais”. In: Caderno CEDES, Campinas, v. 21, n. 55, Nov., 2001.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 1996.
SOARES, Fábio Veras; SOARES, Sergei; MEDEIROS, Marcelo; OSÓRIO, Rafael Guerreiro. Programa de Transferência de renda no Brasil: Impactos sobre a desigualdade. Texto para discussão n° 1228. Brasília: IPEA 2006.