Análise dos estudantes do Programa Bolsa Família frente à frequência escolar dos beneficiados

Autori

  • Wellington Furtado Santos Instituto Federal Farroupilha
  • Felipe Furtado Medeiros Rebouças Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5902/2357797535922

Parole chiave:

Bolsa Família, frequência escolar, Rede Pública de Ensino.

Abstract

Os Programas de Transferência de Renda representam um papel importante e de participação efetiva como agente impulsionador no desenvolvimento econômico e social. Os programas sociais brasileiros voltados à educação, conhecidos genericamente como Bolsa-Escola, têm por objetivo fornecer às famílias com filhos uma ajuda monetária regular, que os estimule a mandar as crianças para a escola e lhes possibilite mantê-las estudando. No Brasil, existem muitos programas deste tipo desde meados da década de 1990, e foram reunidos em um programa federal, em 2001. Em 2004, o governo brasileiro reuniu o Bolsa-Escola a outros programas de renda mínima em um programa de renda familiar abrangente (Bolsa Família). Este artigo examina os impactos educacionais e de equidade dos programas sociais voltados à educação. A análise mostra que estes programas não estão bem focalizados, do ponto de vista da educação. São mais bem focalizados do ponto de vista de uma política de renda mínima, mas com limitações. O artigo conclui que estas políticas não são bem fundamentadas em pesquisa e se baseiam em pressupostos equivocados.

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Pubblicato

2018-12-31

Come citare

Santos, W. F., & Rebouças, F. F. M. (2018). Análise dos estudantes do Programa Bolsa Família frente à frequência escolar dos beneficiados. Revista InterAção, 9(2), 63–71. https://doi.org/10.5902/2357797535922

Fascicolo

Sezione

Artigos