Notas sobre a epistemologia jurídica de Hans Kelsen: o sentido do Direito e da ciência na Teoria Pura do Direito

Autores

  • Nicole da Silva Paulitsch Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/2357797512722

Palavras-chave:

Teoria pura do direito, Epistemologia jurídica, Normativismo, Direito e ciência, Hans Kelsen.

Resumo

O presente trabalho objetiva uma análise epistemológica do terceiro capítulo da obra Teoria Pura do Direito, Direito e ciência, do jurista austríaco Hans Kelsen. Através da uma breve exposição dos principais aspectos bibliográficos e das ideias centrais do autor, em especial de sua concepção epistemológica jurídica no campo do normativismo, ressalta suas características e contribuições ao Direito. Descreve, ainda, o centro de interesse da Teoria Pura, qual seja a tentativa de conferir à ciência jurídica um método e um objeto próprios, depurando-os de quaisquer influências da ideologia política e dos elementos da ciência natural. Ao final, expõe e arrazoa algumas das objeções designadas à concepção de ciência subjacente ao pensamento kelseniano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nicole da Silva Paulitsch, Universidade de Caxias do Sul

Mestranda em Direito Ambiental na Universidade de Caxias do Sul. Especialista em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do RS. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande. Professora titular da Faculdade Anhanguera do Rio Grande. Advogada inscrita na OAB/RS.

Referências

DINIZ, Maria Helena. Conceito de norma jurídica como problema de essência. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.

KELSEN, Hans. Teoria pura do direito. Trad. João Baptista Machado. 8. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.

NOLETO, Mauro Almeida. “Direito e Ciência na Teoria Pura do Direito de Hans Kelsen”. In: Jus Navigandi, Teresina, a. 7, n. 54, 2002. Disponível em: http://jus.uol.com.br /revista/texto/2644. Acesso em: 10 de julho de 2011.

MOREIRA, Felipe Kern. “A ciência do Direito em Hans Kelsen: Abordagem filosófico-crítica”. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande [Internet], v. 7, n. 30, nov. 2001. Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id =5516. Acesso em: 11 de julho de 2011.

__________. A construção teórica do conceito de legitimidade no direito internacional: a inaplicabilidade da Norma Fundamental da Teoria Pura do Direito de Hans Kelsen. Tese de doutorado. Instituto de Relações Internacionais. Brasília: Universidade de Brasília, 2009, 602 p.

PERELMAN, Chaïm. A Teoria Pura do Direito e a Argumentação. Tradução: Ricardo R. de Almeida. Rio de Janeiro. Disponível em: http://www.puc-rio.br/sobrepuc/dpto/direito/pet_jur/ c1perelm.html. Acesso em: 19 de julho de 2011.

REALE, Miguel. Filosofia do direito. 20. ed. 5. tiragem. São Paulo: Saraiva, 2008.

ROCHA, Leonel Severo. “A Produção Sistêmica do Sentido do Direito: da Semiótica à Autopoiese”. In: Constituição, Sistemas Sociais e Hermenêutica. Anuário do PPG em Direito da UNISINOS. v. 6. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2009.

__________. “Da Epistemologia Jurídica Normativista ao Construtivismo Sistêmico”. In: ROCHA, Leonel Severo; SCHWARTZ, Germano; CLAM, Jean. Introdução à Teoria do Sistema Autopoiético do Direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005.

__________. Entre o Normativismo e a Sociedade: Percursos do Direito a procura de sua Unidade. Disponível em: http://www.unisinos.br/pastanet/arqs/0450/1606/texto ied20071.doc. Acesso em: 05 de julho de 2011.

__________. Epistemologia jurídica e democracia. 2. ed. São Leopoldo: Unisinos, 2003.

__________. “O Sentido Político da Teoria Pura do Direito”. In: Seqüência (Florianópolis), v. 9, 1984, pp. 57-75.

SCHWARTZ, Germano André Doederlein. “Considerações sobre a teoria kelseniana”. In: GRUNWALD, Astried Brettas (org.). Revista do Curso de Direito. v. 5, n. 5, jan./dez., 2000.

VIEHWEG, Theodore. Tópica e jurisprudência. Brasília: Ministério da Justiça e Universidade de Brasília (co-edição), 1979.

WARAT, Luis Alberto. Introdução geral ao direito II: a epistemologia jurídica da modernidade. Tradução de José Luiz Bolzan de Morais. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1995.

WOLKMER, Antonio Carlos. Introdução ao pensamento jurídico crítico. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

Downloads

Como Citar

Paulitsch, N. da S. (2014). Notas sobre a epistemologia jurídica de Hans Kelsen: o sentido do Direito e da ciência na Teoria Pura do Direito. Revista InterAção, 3(3). https://doi.org/10.5902/2357797512722

Edição

Seção

Ensaios