A utilização de charges e tiras humorísticas como recurso didático-pedagógico mobilizador no processo de ensino-aprendizagem da Geografia

Telma Lucia Bezerra Alves, Suellen Silva Pereira, Laíse Do Nascimento Cabral

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/198464447915

 

O presente trabalho teve como objetivo avaliar a utilização de charges e tiras humorísticas como recurso didático inovador no processo de ensino-aprendizagem, visualizando uma renovação no ensino da geografia. No caso presente, foi dada ênfase a Geografia ambiental, correlacionando os conteúdos abordados em sala de aula com as imagens selecionadas. Para tanto foram realizadas pesquisas bibliográficas, bem como a pesquisa de campo, sendo esta realizada com discentes do Curso de Licenciatura Plena em Geografia de duas Instituições de Ensino Superior (IES), da cidade de Campina Grande-PB, utilizando-se como recursos metodológicos a análise crítica-reflexiva das representações gráficas supracitadas, bem como a transcrição das declarações dos discentes pesquisados, observando-se a capacidade de compreensão e interpretação dos atributos imagéticos, críticos, humorísticos e satíricos contidos nestas comunicações, caracterizadas também pela sua temporalidade. Foi possível concluir que o uso da charge e das tiras humorísticas em sala de aula é um recurso estratégico que pode ser utilizado pelos professores, não só na área da Geografia, mas também em outras disciplinas de outros componentes curriculares, promovendo ainda um exercício interdisciplinar. A charge e as tiras humorísticas apresentaram-se como potencialidades a serem exploradas pelos professores e disseminadas no âmbito educacional, pois além de despertar a curiosidade no estudante para entender as mensagens repassadas, faz com que este se interesse pelo conteúdo que está sendo transmitido e construído, promovendo-se, assim, uma renovação nas abordagens geográficas. Dessa forma o professor encontra mais facilidade de interagir com os alunos, promovendo a dinamização das aulas.


Palavras-chave


Education, Teaching methodology, Resources imagistic.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/198464447915

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc - Prédio 16
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao


ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

Periodicidade: Publicação contínua

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

A Revista Educação (UFSM) agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________

    

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar