A indisciplina na instituição escolar: o trabalho com assembleias de classe no desenvolvimento de crianças morais autônomas

Carmen Lúcia Dias, Terezinha Ferreira da Silva Colombo

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/198464445062

 

 

Os problemas de indisciplina e violência nas escolas nas últimas décadas se configuram num dos principais desafios a preocupar educadores em diversos países. A indisciplina é, em parte, produzida pelas relações interpessoais e esta poderá ser superada com a promoção de um trabalho amplo relacionado aos aspectos sociais. No que tange à sala de aula algumas propostas de superação se apresentam: o self-government (autogoverno) e assembleias de classe. O objetivo do presente estudo é evidenciar a importância das assembléias de classe, visando a construção de sujeitos morais autônomos, através de relações de cooperação, reciprocidade e respeito mútuo, com a perspectiva de superação da indisciplina. A partir da descrição de situações vivenciadas no contexto escolar por crianças de sete e oito anos, pertencentes a uma escola de ensino fundamental, situada na periferia de uma cidade do interior paulista, procurou-se evidenciar tal importância por meio da análise do pensamento e do desenvolvimento da moralidade (DELVAL, 2002) deste grupo, envolvendo dilemas reais emergidos da convivência entre professor/aluno e aluno/aluno. A importância da utilização de recursos como as assembléias de sala de aula, fica evidenciada no presente estudo. Portanto, o espaço das assembléias de classe permite experiências conceituais concretas e práticas de democracia na escola, que poderão levar todos os membros da comunidade a vivenciarem um ambiente democrático e respeitoso, contribuindo para a educação e cidadania.

Palavras-chave: indisciplina, assembléias de classe, ensino fundamental.


Palavras-chave


Indiscipline, Class meetings, Basic Education.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/198464445062

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc - Prédio 16
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao


ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

Periodicidade: Publicação contínua

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

A Revista Educação (UFSM) agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________

    

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar