Colômbia: cenário de estudo em enfermagem no programa de mobilidade acadêmica internacional

Autores

  • Bianca Contreira de Jung Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS
  • Vera Lucia Freitag Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS
  • Roxana Isabel Cardozo Gonzáles Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS
  • Indiara Sartori Dalmolin Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769218952

Palavras-chave:

Intercâmbio Educacional Internacional, Educação, Estudantes de Enfermagem, Aprendizagem

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/2179769218952

Objetivo: relatar a experiência de uma estudante de enfermagem em Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional na Colômbia. Metodologia: relato de experiência crítico e reflexivo realizado na Colômbia durante o primeiro semestre de 2012. Resultados: a experiência oportunizou vivenciar atividades teóricas e práticas, participação na organização de eventos científicos, apresentação de trabalhos acadêmicos em congressos e aproximação ao campo de pesquisa no cenário colombiano, com a garantia de atuar em um cotidiano de estudos específicos e singulares no âmbito da enfermagem. Considerações Finais: como contribuições deseja-se estimular os estudantes para que façam mobilidade na graduação, intensificando o aperfeiçoamento acadêmico e profissional e, assim, contribuindo para o ensino superior de qualidade e aberto à integração dos países.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Contreira de Jung, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Enfermeira pela Universidade Federal de Pelotas-Brasil. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas-Brasil. Pós-graduanda em Gestão em saúde pela Universidade Federal de Santa Maria-Brasil.

Vera Lucia Freitag, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Enfermeira. Mestranda em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Pós-Graduanda em Gestão de Organização Pública em Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). E-mail:verafreitag@hotmail.com

Roxana Isabel Cardozo Gonzáles, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Enfermeira. Pós-Doutor em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Professora Adjunta III do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Pesquisadora no GEOTB - REDE-TB - Escola de Enfermagem Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo E-mail: roxana_cardozo@hotmail.com

Indiara Sartori Dalmolin, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Residente Multiprofissional em Saúde da Família pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Enfermeira. E-mail: indi2007dalmolin@hotmail.com

Downloads

Publicado

2015-12-21

Como Citar

Jung, B. C. de, Freitag, V. L., Gonzáles, R. I. C., & Dalmolin, I. S. (2015). Colômbia: cenário de estudo em enfermagem no programa de mobilidade acadêmica internacional. Revista De Enfermagem Da UFSM, 5(4), 675–682. https://doi.org/10.5902/2179769218952

Edição

Seção

Relato de experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)