Metodologia ativa de ensino na formação do enfermeiro: inovação na atenção básica

Autores

  • Patrícia Madalena Vieira Hermida Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC
  • Sarah Soares Barbosa Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC
  • Ivonete Teresinha Schülter Buss Heidemann Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769216920

Palavras-chave:

Enfermagem, Atenção Primária à Saúde

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/2179769216920

Objetivo: relatar a experiência na aplicação de uma metodologia ativa de ensino e aprendizagem na atenção básica com discentes de enfermagem. Método: relato de experiência. Participaram oito discentes e um docente, em uma manhã de atividade prática num Centro de Saúde de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. A metodologia foi aplicada em oito fases distintas, sequenciais e complementares. Resultados: inicialmente, os discentes foram estimulados a representar uma situação de saúde/doença e buscar apoio no Centro de Saúde como usuários, posteriormente observaram a estrutura física da Unidade e socializaram as vivências individuais. Durante todo processo, estimulou-se o discente a refletir e compartilhar suas experiências, discutir o funcionamento do serviço e papéis dos profissionais. Considerações Finais: foi uma importante experiência pela forma diferenciada de ensinar e aprender, que envolveu tanto o docente quanto os discentes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Madalena Vieira Hermida, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina

Sarah Soares Barbosa, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Curso de Graduação em Enfermagem - Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina

Ivonete Teresinha Schülter Buss Heidemann, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina

Downloads

Publicado

2015-12-21

Como Citar

Hermida, P. M. V., Barbosa, S. S., & Heidemann, I. T. S. B. (2015). Metodologia ativa de ensino na formação do enfermeiro: inovação na atenção básica. Revista De Enfermagem Da UFSM, 5(4), 683–691. https://doi.org/10.5902/2179769216920

Edição

Seção

Relato de experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.