A revisão de itens avaliativos: revisor, coescriba e um quê pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.5902/2763938X90764Palavras-chave:
Revisão de texto, Materiais didáticos, Itens avaliativosResumo
RESUMO
Palavras-chave: Revisão de texto; Materiais didáticos; Itens avaliativos.
Desde os primeiros escritos humanos, a intervenção do revisor tornou-se essencial para propor mudanças e aprimorar os textos. Esse profissional, além de dominar aspectos linguísticos e contextuais, deve ultrapassar a mera correção gramatical, analisando o texto em sua totalidade e adequando-o às condições de produção e recepção. Na revisão de materiais didáticos, especialmente de itens avaliativos, o revisor atua em parceria com o autor-professor, sugerindo ajustes lexicais, semânticos e estruturais, tanto no texto verbal quanto no imagético, de modo a facilitar a compreensão pelo público-alvo: os alunos. Esses itens precisam ser claros, precisos, livres de ambiguidades e coerentes com os conteúdos trabalhados em sala de aula. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo analisar o papel da revisão de textos em itens avaliativos elaborados por professores. A pesquisa fundamenta-se em uma perspectiva discursiva da linguagem, que entende a revisão como prática de mediação que incorpora dimensões semânticas, pragmáticas e pedagógicas. A metodologia consistiu na análise das revisões realizadas por profissionais de uma instituição de ensino superior particular de Belo Horizonte (MG). A investigação concentrou-se no processo de revisão de itens avaliativos, identificando as intervenções feitas e as interações entre revisores e professores-autores, com o propósito de compreender como essas práticas contribuem para que o material didático alcance seus objetivos pedagógicos. Os resultados apontam que a interação entre revisor e autor é decisiva para a qualidade e a efetividade dos materiais, tornando a revisão uma etapa indispensável na elaboração de instrumentos avaliativos e no fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem.
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