A revisão de itens avaliativos: revisor, coescriba e um quê pedagógico

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/2763938X90764

Schlagworte:

Revisão de texto, Materiais didáticos, Itens avaliativos

Abstract

RESUMO

Palavras-chave: Revisão de texto; Materiais didáticos; Itens avaliativos.

 

Desde os primeiros escritos humanos, a intervenção do revisor tornou-se essencial para propor mudanças e aprimorar os textos. Esse profissional, além de dominar aspectos linguísticos e contextuais, deve ultrapassar a mera correção gramatical, analisando o texto em sua totalidade e adequando-o às condições de produção e recepção. Na revisão de materiais didáticos, especialmente de itens avaliativos, o revisor atua em parceria com o autor-professor, sugerindo ajustes lexicais, semânticos e estruturais, tanto no texto verbal quanto no imagético, de modo a facilitar a compreensão pelo público-alvo: os alunos. Esses itens precisam ser claros, precisos, livres de ambiguidades e coerentes com os conteúdos trabalhados em sala de aula. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo analisar o papel da revisão de textos em itens avaliativos elaborados por professores. A pesquisa fundamenta-se em uma perspectiva discursiva da linguagem, que entende a revisão como prática de mediação que incorpora dimensões semânticas, pragmáticas e pedagógicas. A metodologia consistiu na análise das revisões realizadas por profissionais de uma instituição de ensino superior particular de Belo Horizonte (MG). A investigação concentrou-se no processo de revisão de itens avaliativos, identificando as intervenções feitas e as interações entre revisores e professores-autores, com o propósito de compreender como essas práticas contribuem para que o material didático alcance seus objetivos pedagógicos. Os resultados apontam que a interação entre revisor e autor é decisiva para a qualidade e a efetividade dos materiais, tornando a revisão uma etapa indispensável na elaboração de instrumentos avaliativos e no fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Pauliane Romane Cirilo, Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

Doutora (2021) e Mestre (2012) em Educação pelo PPGE FaE/UFMG. Possui graduação em Pedagogia pela UFMG (2008) e em Administração Pública pela UEMG (2023).

Ana Claudia Pereira Dos Santos, Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

Cirurgiã-dentista (UFMG), Especialista em Saúde Coletiva (UFMG), Mestre em Odontologia em Saúde Pública (UFMG). Doutoranda em Saúde Pública (UFMG).

Matheus Proença Simão Magalhães Gomes, Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

Graduação em Biomedicina (2012) pela Universidade FUMEC. Mestrado (2014) e Doutorado (2018) em Biologia Celular pela UFMG.

Camila Félix Alves, Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

Graduada pela Universidade de Brasília, no curso de Letras - Português, Licenciatura. Atua em pesquisas na área de literatura. Revisora de textos e professora de Língua Portuguesa.

Literaturhinweise

BAPTISTA, Patrícia Rodrigues Tanuri. Da interlocução à construção do ethos: a interação profissional entre autor e revisor de textos. Scripta, v. 19, n. 36, p. 369-385, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Guia de elaboração e revisão de itens. Brasília. Distrito Federal, 2023. Disponível em: https://download.inep.gov.br/bni/enade/guia_de_elaboracao_e_revisao_de_itens.pdf. Acesso em: 20 jan. 2025.

CARDOSO, Juliana Anhel Cidade. Preparação e revisão de textos em livros didáticos produzidos para o 2º ano do Ensino Fundamental. Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, n. 26, 2015, p. 258-276. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2015n26p258. Acesso em: 20 jan. 2025.

COELHO NETO, Aristides. Além da revisão: critérios para revisão textual. 3. ed. Brasília: Editora Senac, 2013.

DINIZ, Raquel Ribeiro. A interação sociodiscursiva entre professor-autor e revisor de textos na produção de material didático impresso para EAD. 2017. 122 f. (Dissertação – Mestrado em Linguística). Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba).

DINIZ, Raquel Ribeiro. A produção de material didático para EAD: da intervenção do revisor à reescrita do professor. In: SALGADO, Luciana Salazar; PENTEADO, Ana Elisa de Arruda (Orgs.). Mediação editorial: o que é? quem faz? Revisão de textos, ofícios correlatos e materialidades editáveis. Bragança Paulista, SP: Margem da Palavra, 2018. 282 p.

MACHADO, Carolina. O manual de sobrevivência do revisor iniciante. Belo Horizonte: Moinhos, 2018. 124 p.

MUNIZ JÚNIOR, José de Souza. A intervenção textual como atividade discursiva: considerações sobre o laço social da linguagem no trabalho de edição, preparação e revisão de textos. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 32., 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: Intercom, 2009. Disponível em: www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-1079-1.pdf. Acesso em: 22 jan. 2025.

HERMONT, Arabie Bezri; ASSUMPÇÃO, Solange Bonomo. Educação a distância: como revisar os materiais didáticos.

SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 14, n. 26, p. 179-194, 2010. Disponível em: periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4359. Acesso em: 22 jan. 2025.

ROCHA, Harrison da. Um novo paradigma de revisão de texto: discurso, gênero e multimodalidade. 2012. 246 p. (Tese – Doutorado em Linguística). Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília, Brasília.

RODRIGUES, Daniella Lopes Dias Ignácio (Org.) Revisão de textos: entre a teoria e a prática. Cadernos CESPUC, n. 26, 2015. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/issue/view/762. Acesso em: 20 jan. 2025.

SALGADO, Luciana Salazar. Ritos genéticos editoriais: uma abordagem discursiva da edição de textos. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil, n. 57, p. 253-276, 2013.

SALGADO, Luciana Salazar. Quem mexeu no meu texto? Divinópolis (MG): Artigo A, 2017. (Coleção Questões contemporâneas de edição, preparação e revisão textual).

Veröffentlicht

2025-12-23

Zitationsvorschlag

Soares, J., Cirilo, P. R., Dos Santos, A. C. P., Gomes, M. P. S. M., & Félix Alves, C. (2025). A revisão de itens avaliativos: revisor, coescriba e um quê pedagógico. Gutenberg - Revista De Produção Editorial, 5, 90764. https://doi.org/10.5902/2763938X90764