Transformações do mercado editorial com a revolução digital em "As Guerras do Livro" de Thompson
DOI :
https://doi.org/10.5902/2763938X85502Mots-clés :
Livro, Mercado editorial, Novas mídiasRésumé
O impacto da revolução digital no mercado editorial é o foco do mais recente livro lançado por John B. Thompson no Brasil, em 2021, pela Editora Unesp. São 12 capítulos que tratam sobre o novo universo editorial, centrados nas últimas décadas, com transformações, desafios e reconstruções, passando por processos finais das revoluções desse mercado. Thompson delineia sobre os livros digitais, o crescimento da autopublicação e da popularidade de audiolivros, discutindo tanto sobre os processos de criação e edição, como de divulgação, distribuição, disseminação/ vendas e consumo/ leitura.
Téléchargements
Références
CHARTIER, Roger. Línguas e leituras no mundo digital. In: CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita.
São Paulo: Editora Unesp, 2002. p. 11-32.
KERCHKOVE, Derrick de. Mudar as nossas mentes: uma breve história da inteligência. In: KERCHKOVE, Derrick de. A pele da cultura – Uma investigação sobre a nova realidade eletrónica. Lisboa, Portugal:
Relógio D’Água Editores, 1995. Cap. 18, p. 255-268.
RIBEIRO, Ana Elisa. Livro – Edição e tecnologias no século XXI. Belo Horizonte: Moinhos; Contafios, 2018. (Pensar Edição).
THOMPSON, John B. As guerras do livro: a revolução no universo editorial. Tradução de Fernando Santos. São Paulo: Editora Unesp, 2021.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.