A presença social do livro: cultura material e público juvenil
DOI:
https://doi.org/10.5902/2763938X63735Palavras-chave:
Livro, Juvenil, Sociabilidade, Cultura MaterialResumo
Neste artigo, pretende-se investigar a importância da materialidade do livro para o público juvenil. Por meio de uma investigação qualitativa feita com jovens leitoras, verificamos que o uso do objeto-livro pode refletir também necessidades sociais, como o pertencimento a um grupo. Como ponto de partida teórico, esse artigo traz os conceitos de sociabilidade e identidade próprias ao universo juvenil, além de refletir sobre as características culturais atribuídas a um objeto, sob a teoria da Cultura Material.Downloads
Referências
APPADURAI, Arjun. A vida social das coisas. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2010.
CHARTIER, Roger. A mão do autor e a mente do editor. São Paulo: Unesp, 2014.
DANT, Tim. Materiality and society. British Journal of Sociology, v. 57, n. 2, p. 289-308, 2006. Disponível em: http://core.ac.uk/download/pdf/71307.pdf. Acesso em: 24 jun. 2018.
GONÇALVES, Márcio Souza. Os meios, seus usos, sua materialidade: a comunicação e sua epistemologia. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 163-172, 2010.
GROPPO, Luiz Antônio. Dialética das juventudes modernas e contemporâneas. Revista de Educação do Cogeime, Belo Horizonte, ano 13, n. 25, p. 9-22, 2004.
MACHADO DE ASSIS. O espelho. In: Papéis avulsos. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
MCCRACKEN, Grant. Cultura & Consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.
MILLER, Daniel. Artifacts and the meaning of things. In: INGOLD, T. (ed.). Companion Encyclopedia of Anthropology. Londres: Routledge, 2002. p. 396-419.
MILLER, Daniel. Consumo como cultura material. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 13, n. 28, p. 33-63, jul./dez., 2007.
MORIN, Edgar. 1968-2008: o mundo que eu vi e vivi. Conferência. In: Fronteiras do Pensamento. Porto Alegre, 2008. Disponível em: https://www.fronteiras.com/noticias/artigo-edgar-morin-1968-2008-o-mundo-que-eu-vi-e-vivi. Acesso em: 23 maio 2019.
MORIN, Edgar. Cultura de massas do século XX, vol. 1: neurose. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.
ODDONE, Nanci. A ciência e o livro eletrônico: reinventando a comunicação científica. Rio de Janeiro, 2013.
PAIS, José Machado. Culturas juvenis. Lisboa: INCM, 1993.
PAIS, José Machado. Buscas de si: expressividades e identidades juvenis. In: ALMEIDA, Maria Isabel; EUGENIO, Fernanda (Orgs.). Culturas jovens: novos mapas do afeto. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006.
ROCHA, Everardo; PEREIRA, Claudia. Sociabilidade e novas tecnologias: os significados do consumo entre os jovens. In: ROCHA, Everardo; PEREIRA, Claudia; BARROS, C. (Orgs.). Cultura e experiência midiática. Rio de Janeiro: Mauad; Ed. PUC-Rio, 2014.
SOUSA, N.; BRENAND, E. Ser/estar junto juvenil na contemporaneidade: um olhar de Bauman e Maffesoli. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 9, n. 24, p. 245-264, 2012.
THOMPSON, J. B. Mercadores de cultura: o mercado editorial no século XXI. São Paulo: Unesp, 2013.