A presença social do livro: cultura material e público juvenil

Autores

  • Livia França Salles Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Comunicação Social, Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5902/2763938X63735

Palavras-chave:

Livro, Juvenil, Sociabilidade, Cultura Material

Resumo

Neste artigo, pretende-se investigar a importância da materialidade do livro para o público juvenil. Por meio de uma investigação qualitativa feita com jovens leitoras, verificamos que o uso do objeto-livro pode refletir também necessidades sociais, como o pertencimento a um grupo. Como ponto de partida teórico, esse artigo traz os conceitos de sociabilidade e identidade próprias ao universo juvenil, além de refletir sobre as características culturais atribuídas a um objeto, sob a teoria da Cultura Material.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Livia França Salles, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Comunicação Social, Rio de Janeiro

Professora do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio

Referências

APPADURAI, Arjun. A vida social das coisas. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2010.

CHARTIER, Roger. A mão do autor e a mente do editor. São Paulo: Unesp, 2014.

DANT, Tim. Materiality and society. British Journal of Sociology, v. 57, n. 2, p. 289-308, 2006. Disponível em: http://core.ac.uk/download/pdf/71307.pdf. Acesso em: 24 jun. 2018.

GONÇALVES, Márcio Souza. Os meios, seus usos, sua materialidade: a comunicação e sua epistemologia. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 163-172, 2010.

GROPPO, Luiz Antônio. Dialética das juventudes modernas e contemporâneas. Revista de Educação do Cogeime, Belo Horizonte, ano 13, n. 25, p. 9-22, 2004.

MACHADO DE ASSIS. O espelho. In: Papéis avulsos. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

MCCRACKEN, Grant. Cultura & Consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.

MILLER, Daniel. Artifacts and the meaning of things. In: INGOLD, T. (ed.). Companion Encyclopedia of Anthropology. Londres: Routledge, 2002. p. 396-419.

MILLER, Daniel. Consumo como cultura material. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 13, n. 28, p. 33-63, jul./dez., 2007.

MORIN, Edgar. 1968-2008: o mundo que eu vi e vivi. Conferência. In: Fronteiras do Pensamento. Porto Alegre, 2008. Disponível em: https://www.fronteiras.com/noticias/artigo-edgar-morin-1968-2008-o-mundo-que-eu-vi-e-vivi. Acesso em: 23 maio 2019.

MORIN, Edgar. Cultura de massas do século XX, vol. 1: neurose. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

ODDONE, Nanci. A ciência e o livro eletrônico: reinventando a comunicação científica. Rio de Janeiro, 2013.

PAIS, José Machado. Culturas juvenis. Lisboa: INCM, 1993.

PAIS, José Machado. Buscas de si: expressividades e identidades juvenis. In: ALMEIDA, Maria Isabel; EUGENIO, Fernanda (Orgs.). Culturas jovens: novos mapas do afeto. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006.

ROCHA, Everardo; PEREIRA, Claudia. Sociabilidade e novas tecnologias: os significados do consumo entre os jovens. In: ROCHA, Everardo; PEREIRA, Claudia; BARROS, C. (Orgs.). Cultura e experiência midiática. Rio de Janeiro: Mauad; Ed. PUC-Rio, 2014.

SOUSA, N.; BRENAND, E. Ser/estar junto juvenil na contemporaneidade: um olhar de Bauman e Maffesoli. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 9, n. 24, p. 245-264, 2012.

THOMPSON, J. B. Mercadores de cultura: o mercado editorial no século XXI. São Paulo: Unesp, 2013.

Publicado

2021-07-23

Como Citar

Salles, L. F. (2021). A presença social do livro: cultura material e público juvenil. Gutenberg - Revista De Produção Editorial, 1(1), 40–54. https://doi.org/10.5902/2763938X63735