A presença social do livro: cultura material e público juvenil

Auteurs-es

  • Livia França Salles Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Comunicação Social, Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.5902/2763938X63735

Mots-clés :

Livro, Juvenil, Sociabilidade, Cultura Material

Résumé

Neste artigo, pretende-se investigar a importância da materialidade do livro para o público juvenil. Por meio de uma investigação qualitativa feita com jovens leitoras, verificamos que o uso do objeto-livro pode refletir também necessidades sociais, como o pertencimento a um grupo. Como ponto de partida teórico, esse artigo traz os conceitos de sociabilidade e identidade próprias ao universo juvenil, além de refletir sobre as características culturais atribuídas a um objeto, sob a teoria da Cultura Material.

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Biographie de l'auteur-e

Livia França Salles, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Comunicação Social, Rio de Janeiro

Professora do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio

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Publié-e

2021-07-23

Comment citer

Salles, L. F. (2021). A presença social do livro: cultura material e público juvenil. Gutenberg - Revista De Produção Editorial, 1(1), 40–54. https://doi.org/10.5902/2763938X63735