Transformações do mercado editorial com a revolução digital em "As Guerras do Livro" de Thompson

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2763938X85502

Mots-clés :

Livro, Mercado editorial, Novas mídias

Résumé

O impacto da revolução digital no mercado editorial é o foco do mais recente livro lançado por John B. Thompson no Brasil, em 2021, pela Editora Unesp. São 12 capítulos que tratam sobre o novo universo editorial, centrados nas últimas décadas, com transformações, desafios e reconstruções, passando por processos finais das revoluções desse mercado. Thompson delineia sobre os livros digitais, o crescimento da autopublicação e da popularidade de audiolivros, discutindo tanto sobre os processos de criação e edição, como de divulgação, distribuição, disseminação/ vendas e consumo/ leitura.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Ana Paula Martins Pereira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Doutoranda em Estudos de Linguagens pelo Posling do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), tendo como área de concentração: Tecnologias e Processos Discursivos e linha de pesquisa: Edição, Linguagem e Tecnologia. Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto - Área de Concentração: Comunicação e Temporalidades e linha de pesquisa: Interações e Emergências da Comunicação. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa e especialista em Revisão de Textos pelo Instituto de Educação Continuada da PUC Minas. Integrante do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor) do PPGCom-UFOP. Tem interesse nas áreas de Comunicação, Jornalismo, Edição, Linguística e Revisão de Textos. Atua como jornalista, editora e revisora de textos na Acentue Comunicação.

Références

CHARTIER, Roger. Línguas e leituras no mundo digital. In: CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita.

São Paulo: Editora Unesp, 2002. p. 11-32.

KERCHKOVE, Derrick de. Mudar as nossas mentes: uma breve história da inteligência. In: KERCHKOVE, Derrick de. A pele da cultura – Uma investigação sobre a nova realidade eletrónica. Lisboa, Portugal:

Relógio D’Água Editores, 1995. Cap. 18, p. 255-268.

RIBEIRO, Ana Elisa. Livro – Edição e tecnologias no século XXI. Belo Horizonte: Moinhos; Contafios, 2018. (Pensar Edição).

THOMPSON, John B. As guerras do livro: a revolução no universo editorial. Tradução de Fernando Santos. São Paulo: Editora Unesp, 2021.

Téléchargements

Publié-e

2023-12-22

Comment citer

Martins Pereira, A. P. (2023). Transformações do mercado editorial com a revolução digital em "As Guerras do Livro" de Thompson. Gutenberg - Revista De Produção Editorial, 3(2). https://doi.org/10.5902/2763938X85502