As formas e estratégias da mediação editorial nas capas de “Memórias Póstumas de Brás Cubas”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2763938X71549

Palavras-chave:

Mediação editorial, Capas de livros, Memórias Póstumas de Brás Cubas

Resumo

Neste ensaio compreendemos o livro como uma produção, em maior ou menor escala, coletiva, mediada, remediada e midiatizada, composta pelo sincretismo de textualidades escritas e imagéticas. E nesse contexto, as capas de livros são um espaço de anúncio, de provocação ou ainda negociação da obra com o público que se depara com o livro em uma livraria ou biblioteca, e, portanto, constitui-se como um dispositivo de mediação. O objetivo deste ensaio é analisar as formas e estratégias da mediação editorial, descrevendo os jogos intersemióticos e comunicacionais presentes em edições recentes de “Memórias póstumas de Brás Cubas”. Para tanto, selecionamos as capas das edições Ática (2017), BestBolso (2015), Ciranda Cultural (2018), Martin Claret (2016), Panda Book (2018) e Penguin & Companhia das Letras (2018). Em nossas análises apresentamos como as capas dos livros mobilizam ao mesmo tempo as diferentes funções comunicacionais, e que, no jogo da mediação editorial, as formas da mediação podem somar aspectos do conteúdo material e simbólico daquilo que é mediado a aspectos materiais e simbólicos relacionados a uma demanda ou exigência exterior. Em nossas considerações finais, sumarizamos nosso percurso, pontuamos algumas categorizações de mediações para melhor entender nosso objeto empírico e lançamos possibilidades e nossas expectativas de estudos futuros.

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Biografia do Autor

Pedro Ivo Silveira Andretta, Universidade Federal de Rondônia, RO

Graduado em Biblioteconomia e Ciência da Informação (2010), Mestre em Linguística (2013), Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade (2015) pela Universidade Federal de São Carlos e Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (2021) e pós doutorando no Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Atua como professor adjunto do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Rondônia. É co organizador do livro “Discurso e Leitura de Imagem” (Pedro & João, 2013) e “Bon bagay: glosè kreyòl ayisyen-pòtigè = bon bagay: glossário português-crioulo haitiano” (Temática 2018), autor de "Literatura em discurso: os leitores e a leitura na obra de Machado de Assis” (Paco, 2016). Pesquisa atualmente as formas da mediação editorial e divulgação científica.

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Publicado

2022-12-23

Como Citar

Andretta, P. I. S. . (2022). As formas e estratégias da mediação editorial nas capas de “Memórias Póstumas de Brás Cubas”. Gutenberg - Revista De Produção Editorial, 120–133. https://doi.org/10.5902/2763938X71549