Progressive Women Publishers in Brazil and Argentina: Boitempo and Marea Editorial

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2763938X70459

Keywords:

Publishers, Publishing itself, Publishing Houses, Woman

Abstract

In this article we will present a brief editorial history of invisible women publishers in Argentina and Brazil, and highlight the symbolic role that Ivana Jinkings (Brazil) and Constanza Brunet (Argentina), creators and managers of Boitempo Editorial (Brazil) and Marea Editorial (Argentina) reflect in the progressive publishing field today. We bring up this discussion, above all, to think about women active in the publishing market, who are often silenced, since we are aware of an editorial history that portrays, for the most part, the trajectory of male editors. However, these female editors presented here, for example, command the largest so-called independent and progressive publishing houses in these countries; they edit and occupy different positions in the "publishing field" (BOURDIEU, 2004). Based on semi-structured interviews conducted with these women and analysing their autobiographical discourse, our question is: what do these women project about themselves in the private/public sense through their narratives and the catalogue of their publishing houses? We believe, a priori, that the final editorial products are one of the facets, an edition of the self through an institutional ethos (AMOSSY; MAINGUENEAU, 2008), of extimacy (PAVEAU, 2020), that is, a validation of the self, of what the publishers edit of themselves through their life narratives.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Letícia Santana Gomes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

Doutoranda e Mestre em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), onde também se bacharelou em Letras (Tecnologias de Edição), é também licenciada em Letras - Língua Portuguesa. É pesquisadora e integrante do Centro de Apoio a Pesquisas Sobre Televisão (CAPTE) e do grupo de pesquisas Narrar-se. Desenvolve pesquisas em Análise do Discurso, com ênfase em Narrativas de Vida. Tem experiência de estudos sobre mercado editorial, com destaque aos(às) editores(as) independentes. Foi bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq e pela Fapemig e bolsista CAPES durante o Mestrado. Fez estágio docente na disciplina Processos de Edição I no curso de Letras (Tecnologias de Edição) do CEFET-MG em 2018, cumprindo o estágio doutoral. Atualmente, é pesquisadora e bolsista do CEFET-MG.

Giani David Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Realizou Estágio Doutoral na Université de Paris XIII (2001). Atualmente é professora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) onde atua como membro permanente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Estudos de Linguagens e como professora do Curso de graduação em Letras e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente com os seguintes temas: análise do discurso, mídia, linguagem televisiva, informação televisiva, indexação e recuperação de informação audiovisual, semiótica e análise dos efeitos de sentido em discursos audiovisuais, discurso político e análise de processos de edição em narrativas audiovisuais. Atuou como Diretora de Extensão e Desenvolvimento Comunitário do CEFET-MG (2015-2019) e atua como Diretora Adjunta de Graduação -CEFET-MG (gestão 2019-2023). (Texto informado pelo autor)

References

AMOSSY, Ruth (Org). Imagem de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2005.

BOTTO, Malena. 1990-2010: concentración, polarización y después. In: DE DIEGO, José Luis. Editores y políticas editoriales en Argentina (1880-2010). Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2014. p. 1-29.

BOURDIEU, Pierre. Una revolución conservadora en la edición. In: Intelectuales, política y poder. Eudeba: Buenos Aires, 2014.

BRAGANÇA, Aníbal. Sobre o editor. Em Questão, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 219-237, jul./dez. 2015. Disponível em: <https://goo.gl/ktFHsc>. Acesso em: 7 jul. 2020.

DE DIEGO, José Luis. Los autores no escriben libros. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Ampersand, 2019.

GARONE GRAVIER, Marina. Los catálogos editoriales como fuentes para el estudio de la bibliografía y la historia de la edición. El caso del Fondo de Cultura Económica. Palabra Clave (La Plata), 9(2), e085. Disponível em: < https://www.palabraclave.fahce.unlp.edu.ar/article/download/PCe085/12063?inline=1>. Acesso em: 10 set. 2020.

GODOI, Rodrigo Camargo. Um editor no Império: Francisco de Paula Brito (1809-1861). Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Campinas, SP, 2014. 106f.

MACHADO, Ida Lucia. Reflexões sobre uma corrente da análise do discurso e sua aplicação em narrativas de vida. Coimbra: Grácio Editor, 2016.

MAINGUENEAU, Dominique. A propósito do ethos. In: MOTTA, Ana Raquel; SALGADO, Luciana (Orgs.). Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008. p. 11-25.

MALUMIAN, Hernan; WINNE, Victor Lopz. Independientes ¿de qué? Hablan los editores de América Latina. Ciudad de México: Fondo de Cultura Económica, 2016, 156p.

MARQUES NETO, Leonardo. 100 nomes da edição no Brasil. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2020, 368p.

MUNIZ Jr., José de Souza. “O editor como (mediador) intelectual e o espaço editorial como ilusão de óptica: apontamentos teórico-metodológicos”. Anais do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Belém - PA – 2 a 7/09/2019. Disponível em: <https://portalintercom.org.br/anais/nacional2019/resumos/R14-0068-1.pdf>. Acesso em: 14 set. 2020.

MUNIZ JR., José de Souza. Retrato do editor quando jovem. Intercom – 39 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Anais... Rio de Janeiro, RJ, 2015.

NOORDA, Rachel. The Discourse and Value of Being an Independent Publisher. Erudit. Disponível em: <https://www.erudit.org/en/journals/memoires/2019-v10-n2-memoires04677/1060971ar/>. Acesso em: 6 jul. 2020.

PAVEAU, Marie-Anne. Análise do discurso digital: dicionário das formas e das práticas. Tradução Julia Lourenço e Roberto Baronas (org.). Campinas : Pontes Editores, 2021.

RIBEIRO, A. E. “O apagamento das mulheres editoras”. In: Itinerários, Araraquara, n. 47, p. 229-232, jul./dez, 2018.

RIBEIRO, A. E. “Editoriales y editoras en Brasil hoy. Dos casos contemporáneos: Chão da Feira y Relicário”, Lectora, 25: 227-240. ISSN: 1136-5781 D.O.I.: 10.1344/Lectora 2019.25.14, 2019.

RIBEIRO, A. E. “Boitempo editorial e Ivana Jinkings: um quarto de século de uma editora de esquerda no Brasil”. Pontos de Interrogação, v. 9, n. 1, jan.-jun., p. 201-226. Thompson, J. B. (2013). Mercadores de cultura. São Paulo: Editora Unesp, 2019.

SZPILBARG, Daniela. “Armas cargadas de futuro: hacia una historia feminista de la edición en Argentina”. Malisia, La Plata, n. 5, Dossier “Mujeres y Edición”, p. 15-29, 2018.

Thompson, J. B. Mercadores de cultura. São Paulo: Editora Unesp, 2013.

Published

2023-07-26

How to Cite

Santana Gomes, L., & David Silva, G. (2023). Progressive Women Publishers in Brazil and Argentina: Boitempo and Marea Editorial. Gutenberg - Revista De Produção Editorial, 3(1). https://doi.org/10.5902/2763938X70459