Leiam, meninos! Uma análise das materialidades do livro e do conteúdo dos best-sellers para crianças e pré-adolescentes do sexo masculino, entre 8 e 12 anos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2763938X63762

Palavras-chave:

Produção Editorial, Edição, Literatura infanto-juvenil, Leitura, Leitor, Best-sellers

Resumo

Este artigo investiga, a partir da materialidade e do conteúdo dos livros de um corpus composto por best-sellers infantojuvenis, quais são os elementos editoriais que potencialmente contribuem para o sucesso editorial de um livro para meninos na faixa etária entre 8 e 12 anos. A pretensão deste estudo é contribuir para uma compreensão maior das motivações dessas crianças e pré-adolescentes do sexo masculino para a leitura, no intuito de subsidiar a curadoria de títulos estrangeiros para publicação no mercado brasileiro e a produção de títulos nacionais para esse público.

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Biografia do Autor

Marcelo Amaral Moraes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Minas Gerais, MG

Marcelo Amaral é consultor e professor nas áreas de edição, estratégia, marketing e vendas desde 1995. É bacharel em Administração, especialista em marketing, mestrado em estratégia e marketing e completou parcialmente seu doutorado na mesma área. Em 2020 ingressou no Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (POSLING) do CEFET-MG  na linha IV, de pesquisas sobre Edição , Linguagem e Tecnologia. Marcelo também trabalha como editor, publisher, tradutor, preparador de textos e revisor técnico. É o editor responsável pelo selo Autêntica Business, do Grupo Editorial Autêntica.

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Publicado

2021-07-23

Como Citar

Moraes, M. A. (2021). Leiam, meninos! Uma análise das materialidades do livro e do conteúdo dos best-sellers para crianças e pré-adolescentes do sexo masculino, entre 8 e 12 anos. Gutenberg - Revista De Produção Editorial, 1(1), 55–75. https://doi.org/10.5902/2763938X63762