Revisar é enunciar: uma possibilidade de formação teórica enunciativa para profissionais do texto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2763938X86309

Palavras-chave:

revisão de texto, linguística da enunciação, formação de revisores

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre a teoria da enunciação como um importante fundamento teórico para a formação de profissionais do texto, especialmente revisores e editores. Para isso, primeiramente, mobilizo conceitos sobre língua, escrita e revisão sob a ótica da Linguística da Enunciação de Émile Benveniste. Em seguida, por meio de uma pesquisa qualitativa interpretativa, analiso narrativas de revisoras e autoras sobre os processos de escrita e revisão. Com essa análise, associada aos conceitos teóricos apresentados anteriormente, pode-se atribuir um novo sentido à revisão de texto, como um ato enunciativo, intersubjetivo, calcado na parceria entre autor e revisor. Tais resultados corroboram a importância do conhecimento de uma teoria linguística que embase ao fazer do revisor.

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Biografia do Autor

Felícia Xavier Volkweis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Letras com habilitação em Português, Inglês e respectivas literaturas (FAPA). Mestre e doutoranda em Letras - Linguística Aplicada (UFRGS). Especialista em Educação a Distância (Senac), em Tradução de Inglês (UGF), em Docência e Gestão do Ensino Superior (Estácio de Sá) e em Literatura Brasileira (UFRGS).

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Publicado

2024-07-31

Como Citar

Volkweis, F. X. (2024). Revisar é enunciar: uma possibilidade de formação teórica enunciativa para profissionais do texto. Gutenberg - Revista De Produção Editorial, 4(1). https://doi.org/10.5902/2763938X86309