Caracterização da região de influência do arranjo populacional Crajubar: protagonismo e excepcionalidade no Cariri cearense
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499474737Palavras-chave:
Crajubar, Região de influência, CentralidadeResumo
A discussão tratada nesse artigo procura caracterizar a região de influência das cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, localizadas na porção Sul do Estado do Ceará e representadas na literatura científica pela nomenclatura Crajubar. São apresentadas variáveis importantes e também sua trajetória através de documentos oficiais. Para tanto, no estudo procuramos questionar qual a trajetória de influência urbano-regional do Crajubar e a situação de sua região de influência. A metodologia do trabalho se deu através do levantamento e análise de documentos oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE e produção cartográfica da região de influência do Crajubar. Desde os primeiros trabalhos de regionalização funcional realizados pelo IBGE e nos trabalhos seguintes, destaca-se uma região onde o Crajubar exerce uma influência inconteste e contínua, construída através de uma trajetória de influência e centralidade socioeconômica, na dinâmica de fluxos, que impulsionaram a oferta de serviços especializados.
Downloads
Referências
AMORA, Z. B.; COSTA, M. C. L. Olhando o mar do sertão: a lógica das cidades médias no Ceará. In: SPÓSITO, M. E. B. (org.). Cidades médias: espaços em transição. São Paulo: Expressão popular, 2007.
ARAUJO, M. de L. de. A Cidade do Padre Cícero: trabalho e fé. Tese (Doutorado em Planejamento urbano e regional) – Programa de Pós-Graduação em planejamento urbano e regional. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, p.87, 2005. 260 f
ARRANJOS populacionais e concentrações urbanas do Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2016 In: IBGE. Divisão regional do Brasil em regiões geográficas imediatas e regiões geográficas intermediárias. Rio de Janeiro, 2017.
BESERRA, F. R. S. Espaço, indústria e reestruturação do capital: a indústria de calçados na região do Cariri – CE. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará-UECE, Fortaleza, 2007. 178 f.
DELLA CAVA, R. Milagre em Joaseiro. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
DINIZ, J. A. F. O subsistema urbano regional de Crato- Juazeiro. Divulgação em Saúde para Debate. Recife: SUDENE – DPG - /PSU – SER, p.171, 1989.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HAESBAERT, R. O mito da desterritorialização: do fim dos territórios à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. In: IBGE. Divisão regional do Brasil em regiões geográficas imediatas e regiões geográficas intermediárias. Rio de Janeiro, 2017.
HARVEY, D. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume. 2005.
IBGE/SUDENE. Crato – Juazeiro do Norte e sua área de influência. Rio de Janeiro. p.10, 1971.
IBGE. Divisão do Brasil em Regiões funcionais urbanas. Rio de Janeiro, 1972.
IBGE. Divisão regional do Brasil em regiões geográficas imediatas e regiões geográficas intermediárias. Rio de Janeiro, 2017.
IBGE. Divisão urbano regional. Rio de Janeiro, 2013.
IBGE. Regiões de Influência das Cidades. Rio de Janeiro: DGC, 1987.
IBGE. Regiões de Influência das Cidades 1993. Rio de Janeiro, p.14, 2000.
IBGE. Regiões de Influência das Cidades. Rio de Janeiro, 2008.
OFFNER, J. M. Territorial deregulation: local authorities at risk from technical networks. In: IBGE. Regiões de Influência das Cidades. Rio de Janeiro, 2008.
POCHMANN, M. Desenvolvimento e perspectivas novas para o Brasil. São Paulo: Cortez, 2010.
PONTES, B. M. S. Contradições, mudanças e permanências nos espaços urbanos nordestinos. In: DIAS, P. D.; SANTOS, J. (org.). Cidades médias e pequenas: contradições, mudanças e permanências nos espaços urbanos. Salvador: SEI, 2012. (Série estudos e pesquisas, 94).
REIS, A. I. R. P. C. O Ceará em linha reta: espaço e tempo na produção da moderna nação brasileira. História Unisinos. v.20, n.2, maio/ago. p. 202, 2016.
SILVA, J. B. da. O papel de Fortaleza na rede urbana cearense. In: ANDRADE, M. C. de. (org.). Capítulos de Geografia do Nordeste. Recife. UGI/CNB/AGB. 1982.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Geografia Ensino & Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.