A CIDADE E O MAR: CONSIDERAÇÕES SOBRE A MEMÓRIA DAS RELAÇÕES ENTRE FORTALEZA E O AMBIENTE LITORÂNEO

Autores

  • Fábio de Oliveira Matos Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5902/223649947378

Resumo

Este trabalho analisa a relação entre Fortaleza e o Mar, notadamente a Praia de Iracema, na formação da cultura marítima da capital cearense. Trata-se de que forma o fortalezense encarou e encara as transformações que ocorrem na atual conjuntura do litoral. Como ferramenta de apoio, foram empreendidos levantamentos cartográficos a fim de verificar o modo de expansão do movimento dialético entre o homem e o mar no município, dando ênfase para os mapeamentos produzidos por Adolfo Herbster e Simões de Farias. A partir das análises realizadas na área em estudo, percebeu-se que desde a tomada da população às práticas marítimas modernas de lazer, o litoral fortalezense vem passando por sucessivas transformações no que concerne aos seus usos e funções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio de Oliveira Matos, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Downloads

Publicado

2011-07-05

Como Citar

Matos, F. de O. (2011). A CIDADE E O MAR: CONSIDERAÇÕES SOBRE A MEMÓRIA DAS RELAÇÕES ENTRE FORTALEZA E O AMBIENTE LITORÂNEO. Geografia Ensino & Pesquisa, 15(1), 71–84. https://doi.org/10.5902/223649947378

Edição

Seção

Produção do Espaço e Dinâmica Regional