O ensino de geografia e a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC): um estudo de caso na cidade de Marmeleiro/PR
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499471224Palavras-chave:
BNCC, Ensino de Geografia, Ensino Médio, Ensino TecnicistaResumo
O presente trabalho é um estudo de caso em dois colégios estaduais da cidade de Marmeleiro/PR: Colégio Estadual de Marmeleiro – EFM e o Colégio Estadual Telmo Octávio Müller – EFN. O artigo busca compreender como está ocorrendo a implementação do Novo Ensino Médio em conformidade ou não (sua implementação), com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – ênfase no Ensino de Geografia – relacionando, também, com os itinerários formativos e projetos de vida que a BNCC do Ensino Médio apresenta, desde 2019. A materialização deste trabalho aponta preocupações de como será o futuro da disciplina de Geografia e como o Ensino Médio está mudando o seu caráter, cada dia mais tecnicista. Pensando nisso buscou-se compreender o Ensino de Geografia no Ensino Médio, a partir da análise da BNCC do Ensino Médio e de outros documentos norteadores (DCE-PR/2008; LDB/1996), revisão dos teóricos da Educação e do Ensino de Geografia (Arroyo, 2013; Cavalcanti, 2012; Bernardes E Francischett, 2021; Callai, 2001; Japiassu, 1995; Moura E Oliveira, 2020; Saviani, 2008; Straforini, 2004; Tébar, 2011). E, por último, a exploração ou diagnóstico das entrevistas com professores de Geografia que trabalham com os anos finais da Educação Básica, nas únicas duas escolas que ofertam este nível de ensino na cidade, indicando sérios problemas na execução ou implementação do Novo Ensino Médio.
Downloads
Referências
ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.
BERNARDES, F. F. O olhar geográfico sobre o ambiente na produção acadêmica e no ensino: discursos e representações no Brasil e em Portugal. 2017. 457 p. Tese (Doutorado em Ensino de Geografia) – Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2017.
BERNARDES, F. F.: FRANCISCHETT, M. N. Aportes preliminares para o Ensino de Geografia e Educação Geográfica. Revista Prâksis, Novo Hamburgo, V. 1, a.18, p. 169-186, jan./abr. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: Senado Federal, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Currículo. Brasília, p. 1, novembro/2008. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000011650.pdf. Acesso em: 31 mar 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Brasília: Senado Federal, 1996.
CALLAI, H. C. A Geografia e a escola: muda a geografia? Muda o ensino. Revista Terra Livre, Rio de Janeiro, v. 16, p. 133-151, jan./abr. 2001.
CAVALCANTI, L. de S. Geografia Escolar, formação e práticas docentes: percursos trilhados. In: CASTELLAR, S. M. V.; MUNHOZ, G. B. (Orgs.). Conhecimentos escolares e caminhos metodológicos. São Paulo: Xamã, 2012.
GIL, A. C. Métodos e técnicas da pesquisa social. São Paulo: Editora Atlas, 1999.
JAPIASSU, H. A questão da interdisciplinaridade. Signos. Lajeado, p. 1-12, 1995.
MORGAN, J. Teaching Secondary Geography: As if the Planet Matters. London: Routledge Taylor & Francis Group, 2012.
MOURA, R. D.; M. D. de OLIVEIRA. Tendência Pedagógica Tecnicista e sua Relação Com o Currículo do Novo Ensino Médio Regular. In: VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2020, Maceió. Anais [...]. Maceió: Realize Eventos Científicos e Editora Ltda, 2020. p. 1-12.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações. Curitiba: SEED, 2008.
SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2014.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2008.
STRAFORINI, R. A Ensinar Geografia: o desafio da totalidade mundo nos anos iniciais. São Paulo: Annablume, 2004.
TÉBAR, L. O perfil do professor mediador: pedagogia da mediação. Trad. Priscila Pereira Mota. São Paulo: Editora SENAC, São Paulo, 2011.
YIN, R. K. Estudo de Caso. Planejamento e métodos. Trad. Daniel Grassi, v. 2, Porto Alegre: Bockman, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Geografia Ensino & Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.