O ensino de geografia e a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC): um estudo de caso na cidade de Marmeleiro/PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499471224

Palavras-chave:

BNCC, Ensino de Geografia, Ensino Médio, Ensino Tecnicista

Resumo

O presente trabalho é um estudo de caso em dois colégios estaduais da cidade de Marmeleiro/PR: Colégio Estadual de Marmeleiro – EFM e o Colégio Estadual Telmo Octávio Müller – EFN. O artigo busca compreender como está ocorrendo a implementação do Novo Ensino Médio em conformidade ou não (sua implementação), com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – ênfase no Ensino de Geografia – relacionando, também, com os itinerários formativos e projetos de vida que a BNCC do Ensino Médio apresenta, desde 2019. A materialização deste trabalho aponta preocupações de como será o futuro da disciplina de Geografia e como o Ensino Médio está mudando o seu caráter, cada dia mais tecnicista. Pensando nisso buscou-se compreender o Ensino de Geografia no Ensino Médio, a partir da análise da BNCC do Ensino Médio e de outros documentos norteadores (DCE-PR/2008; LDB/1996), revisão dos teóricos da Educação e do Ensino de Geografia (Arroyo, 2013; Cavalcanti, 2012; Bernardes E Francischett, 2021; Callai, 2001; Japiassu, 1995; Moura E Oliveira, 2020; Saviani, 2008; Straforini, 2004; Tébar, 2011). E, por último, a exploração ou diagnóstico das entrevistas com professores de Geografia que trabalham com os anos finais da Educação Básica, nas únicas duas escolas que ofertam este nível de ensino na cidade, indicando sérios problemas na execução ou implementação do Novo Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrieli Kauana da Rosa Zarpellon, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná(2022). Atualmente é Estagiária na Coordenação de Serviço Social da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana.

Fernando Frederico Bernardes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduado em Geografia (Licenciatura Plena) pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA. É Mestre em Geografia (Ensino de Geografia/Análise Ambiental) pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul - UFRGS. É Doutor em Geografia (Ensino de Geografia) pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa - IGOT/UL, revalidado pela UFRGS. No período do seu doutoramento atuou como Investigador do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa (CEG/UL), vinculado ao Grupo de Investigação ZOE - Dinâmicas e Políticas Urbanas e Regionais (2013 - 2018). Foi colaborador eventual do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP/MEC (Elaborador e Revisor de Itens do BNI-Docente). Atualmente é Professor Adjunto Colaborador do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e, atuou nesta instituição (2019), como coordenador colaborador no programa PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), além de também coordenar a primeira edição do RP (Residência Pedagógica/2018-2020). Atua no campo da Geografia, com ênfase nos estudos de ensino/aprendizagem no âmbito ecológico e geográfico (Epistemologia Ambiental e Geográfica na Educação). Logo, a temática na qual centra suas pesquisas é relativa aos estudos do Ambiente e ao Ensino de Geografia e/ou Educação Geográfica, dedicando-se, também, aos estudos das representações de Ambiente através da Paisagem. https://orcid.org/0000-0003-1230-4792

Referências

ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.

BERNARDES, F. F. O olhar geográfico sobre o ambiente na produção acadêmica e no ensino: discursos e representações no Brasil e em Portugal. 2017. 457 p. Tese (Doutorado em Ensino de Geografia) – Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2017.

BERNARDES, F. F.: FRANCISCHETT, M. N. Aportes preliminares para o Ensino de Geografia e Educação Geográfica. Revista Prâksis, Novo Hamburgo, V. 1, a.18, p. 169-186, jan./abr. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: Senado Federal, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Currículo. Brasília, p. 1, novembro/2008. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000011650.pdf. Acesso em: 31 mar 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Brasília: Senado Federal, 1996.

CALLAI, H. C. A Geografia e a escola: muda a geografia? Muda o ensino. Revista Terra Livre, Rio de Janeiro, v. 16, p. 133-151, jan./abr. 2001.

CAVALCANTI, L. de S. Geografia Escolar, formação e práticas docentes: percursos trilhados. In: CASTELLAR, S. M. V.; MUNHOZ, G. B. (Orgs.). Conhecimentos escolares e caminhos metodológicos. São Paulo: Xamã, 2012.

GIL, A. C. Métodos e técnicas da pesquisa social. São Paulo: Editora Atlas, 1999.

JAPIASSU, H. A questão da interdisciplinaridade. Signos. Lajeado, p. 1-12, 1995.

MORGAN, J. Teaching Secondary Geography: As if the Planet Matters. London: Routledge Taylor & Francis Group, 2012.

MOURA, R. D.; M. D. de OLIVEIRA. Tendência Pedagógica Tecnicista e sua Relação Com o Currículo do Novo Ensino Médio Regular. In: VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2020, Maceió. Anais [...]. Maceió: Realize Eventos Científicos e Editora Ltda, 2020. p. 1-12.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações. Curitiba: SEED, 2008.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2014.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2008.

STRAFORINI, R. A Ensinar Geografia: o desafio da totalidade mundo nos anos iniciais. São Paulo: Annablume, 2004.

TÉBAR, L. O perfil do professor mediador: pedagogia da mediação. Trad. Priscila Pereira Mota. São Paulo: Editora SENAC, São Paulo, 2011.

YIN, R. K. Estudo de Caso. Planejamento e métodos. Trad. Daniel Grassi, v. 2, Porto Alegre: Bockman, 2001.

Downloads

Publicado

2024-02-11

Como Citar

Zarpellon, A. K. da R., & Bernardes, F. F. (2024). O ensino de geografia e a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC): um estudo de caso na cidade de Marmeleiro/PR. Geografia Ensino & Pesquisa, 27, e71224. https://doi.org/10.5902/2236499471224