Docência e climatologia na disciplina de geografia do segundo segmento do ensino fundamental da rede municipal de educação de Campos doS Goytacazes: uma aproximação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499465161

Palavras-chave:

Climatologia Escolar, Mediação Didática, Teoria da Representação Social, Ensino de Geografia.

Resumo

O intuito da investigação que ora se apresenta na forma de artigo tem a pretensão de conhecer os desafios da aprendizagem da climatologia nas aulas de geografia do segundo segmento do fundamental da rede escolar oficial do município de Campos dos Goytacazes, norte fluminense. Neste momento, a divulgação preliminar dos seus resultados conta com os depoimentos dos sujeitos responsáveis pelo seu ensino no ano de 2019. Especificamente, o objetivo é à apreensão das representações sociais desses docentes sobre a climatologia enquanto conhecimento escolar. No tocante aos aspectos teórico-metodológicos, a abordagem empreendida foi pela Teoria das Representações Sociais, de Moscovici (2012) e Análise do Conteúdo, de Bardin (2004). Nesse sentido, a pesquisa de cunho qualitativo tem como estrutura a apreensão da noção de conhecimento escolar seguida da análise do arcabouço legislativo dos currículos para, finalmente, a interpretação dos depoimentos do professorado. O resultado traz como sugestão a necessidade de mais pesquisas no que diz respeito à profissionalização promovida pelos cursos de formação de professores, além das demandas específicas de políticas públicas não só de formação continuada, mas também de apoio para a realização de diferentes metodologias e estratégias de ensino por parte da Secretaria Municipal de Educação de Campos dos Goytacazes.

Palavras-chave: Climatologia Escolar; Mediação Didática; Teoria da Representação Social; Ensino de Geografia.


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Biografia do Autor

Mayra Barros da Silva, Universidade Federal Fluminense

Mestranda em Geografia pelo Projeto de Pós da Universidade Federal Fluminense (UFF- Campos dos Goytacazes), Graduação em Comunicação Social com especialização em Jornalismo pelo Centro Universitário Fluminense (2007). Pesquisadora voluntária do NIPEC - Núcleo de Iniciação à Pesquisa Científica em Comunicação, atuando principalmente com o tema cultura popular (2007).Licenciada em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - IF Fluminense.(2019). Pesquisadora Voluntária do Departamento de Sala Verde do Instituto Federal Fluminense com ênfase em Ensino de Climatologia Geográfica (2019).

Denizart Silva Fortuna, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Possui Graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), Mestrado em Ordenamento Territorial e Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (2001) e Doutorado em Organização e Gestão do Território pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente, Professor Associado 2 do Departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento (SSE), Universidade Federal Fluminense (UFF). Na mesma universidade, atua como pesquisador líder do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Currículo, Conhecimento e Educação Geográfica (GEPECCEG), da Faculdade de Educação. Coordena o Subprojeto de Geografia do Programa de Residência Pedagógica, sob os auspícios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Tem experiência na área de Geografia Escolar. Atua com os seguintes temas: Conhecimento Geográfico Escolar; Currículo, Metodologias e Técnicas de Ensino na Educação Geográfica; Formação de Professores (de Geografia).

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Publicado

2022-02-10 — Atualizado em 2022-02-10

Versões

Como Citar

da Silva, M. B., & Fortuna, D. S. (2022). Docência e climatologia na disciplina de geografia do segundo segmento do ensino fundamental da rede municipal de educação de Campos doS Goytacazes: uma aproximação. Geografia Ensino & Pesquisa, 25, e44 . https://doi.org/10.5902/2236499465161

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