A abordagem da Geomorfologia nos Estudos de Impacto Ambiental para fins de Licenciamento no Estado da Paraíba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499448365

Palavras-chave:

Abordagem geomorfológica, Estudo de Impacto Ambiental, Matriz de critérios

Resumo

O aprimoramento metodológico e técnico do Estudo de Impacto Ambiental deve ser uma realidade a ser estudada e aprofundada para o aperfeiçoamento do licenciamento ambiental. O trabalho foi baseado numa pesquisa aplicada e descritiva sob o método documental. A pesquisa elaborou uma matriz de critérios adotada para a análise da abordagem geomorfológica do EIA de cada empreendimento, buscando orientar o trabalho e reduzir a subjetividade da análise. No recorte temporal de dez anos (2005-2014) foram analisados dezoito EIAs de diversos ramos de atividades. Verificaram-se acertos, mas também a existência de estudos deficientes em informações, dados equivocados, falta de clareza e objetividade, comprometendo a efetividade da abordagem geomorfológica nos Estudos de Impacto Ambiental.

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Biografia do Autor

Henrique Elias Pessoa Gutierres, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Geógrafo do Laboratório de Planejamento
e Gestão Ambiental (LAPLAG), Departamento de Geociências da Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Jéssika de Oliveira Neles Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba

Engenheira Ambiental e Mestra em Desenvolvimento e Meio
Ambiente (PRODEMA/UFPB)

Camilla Jerssica da Silva Santos, Universidade Federal da Paraíba

Geógrafa, Mestra em Geografia (UFPB) e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG/UFPB)

Valdeniza Delmondes Pereira, Universidade Federal da Paraíba

Geógrafa (UFPB), Técnica em Meio Ambiente (IFPB) e Técnica administrativa da UFPB.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Gutierres, H. E. P., Rodrigues, J. de O. N., Santos, C. J. da S., & Pereira, V. D. (2020). A abordagem da Geomorfologia nos Estudos de Impacto Ambiental para fins de Licenciamento no Estado da Paraíba. Geografia Ensino & Pesquisa, 24, e57. https://doi.org/10.5902/2236499448365

Edição

Seção

Meio Ambiente, Paisagem e Qualidade Ambiental