O ENSINO DA GEOGRAFIA A PARTIR DA COMPREENSÃO DO CONTEXTO LOCAL E SUAS RELAÇÕES COM A TOTALIDADE

Autores

  • Sandro de Castro Pitano Universidade Federal de Pelotas
  • Rosa Elena Noal Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499414530

Resumo

Investigação sobre a construção do conhecimento geográfico a partir das relações locais e globais no contexto do ensino de Geografia. Os objetivos consistiram em analisar práticas de ensino, buscando compreender como são consideradas as relações entre local e global, enfocando o estudo do local com base nos conceitos geográficos. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro professores de escolas públicas municipais e estaduais. Buscou-se compreender como os professores pesquisados promovem a aprendizagem de conteúdos globais a partir das relações do espaço local de seus alunos, enfatizando a compreensão e construção dos conceitos geográficos. Durante as entrevistas constatou-se a necessidade de incluir o papel da mídia e da informação no ensino de Geografia, pois se percebeu que os professores utilizam amplamente os meios de comunicação para exemplificar e problematizar a realidade em sala de aula. Os conteúdos de Geografia tomados como base para a compreensão global/local foram: Globalização, Mudanças Climáticas e Sociedade. Os resultados revelam que para os professores a articulação com a realidade local é uma forma de problematizar a aula, tendo em vista que o aluno está inserido numa forma de sociedade que passa por um processo de globalização contraditório e desigual. As experiências analisadas consideram a relação entre os contextos local e global na construção do conhecimento geográfico, porém, não exploram a influência da mídia em sua prática.

 

Palavras-chave: Educação básica; ensino de Geografia; conteúdos; local; global.

 

DOI: 10.5902/2236499414530

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro de Castro Pitano, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Educação. Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Pelotas

Rosa Elena Noal, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Geografia (USP) Professor Associado do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas - UFPel.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’S): História e Geografia. Vol. 5. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CALLAI, Helena Copetti. O Ensino de Geografia: Recortes Espaciais para Análise. In: CASTROGIOVANNI, A. C. ET alli (orgs). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: AGB, Seção Porto Alegre, 1998.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 6 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004..

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 28 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

LIBÂNEO, José Carlos, OLIVEIRA, João Ferreira de e TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 6ed. São Paulo: Cortez, 2008.

NIDELCOFF, Maria Teresa. Uma escola para o povo. 30 ed. São Paulo: Brasiliense, 1978.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 2 ed. São Paulo: Hucitec, 1997.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização – do pensamento único à consciência universal. 13 ed. Rio de Janeiro: Record, 2002.

Downloads

Publicado

2015-07-30

Como Citar

Pitano, S. de C., & Noal, R. E. (2015). O ENSINO DA GEOGRAFIA A PARTIR DA COMPREENSÃO DO CONTEXTO LOCAL E SUAS RELAÇÕES COM A TOTALIDADE. Geografia Ensino & Pesquisa, 19(1), 67–78. https://doi.org/10.5902/2236499414530