O ENSINO DA GEOGRAFIA A PARTIR DA COMPREENSÃO DO CONTEXTO LOCAL E SUAS RELAÇÕES COM A TOTALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499414530Abstract
Investigação sobre a construção do conhecimento geográfico a partir das relações locais e globais no contexto do ensino de Geografia. Os objetivos consistiram em analisar práticas de ensino, buscando compreender como são consideradas as relações entre local e global, enfocando o estudo do local com base nos conceitos geográficos. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro professores de escolas públicas municipais e estaduais. Buscou-se compreender como os professores pesquisados promovem a aprendizagem de conteúdos globais a partir das relações do espaço local de seus alunos, enfatizando a compreensão e construção dos conceitos geográficos. Durante as entrevistas constatou-se a necessidade de incluir o papel da mídia e da informação no ensino de Geografia, pois se percebeu que os professores utilizam amplamente os meios de comunicação para exemplificar e problematizar a realidade em sala de aula. Os conteúdos de Geografia tomados como base para a compreensão global/local foram: Globalização, Mudanças Climáticas e Sociedade. Os resultados revelam que para os professores a articulação com a realidade local é uma forma de problematizar a aula, tendo em vista que o aluno está inserido numa forma de sociedade que passa por um processo de globalização contraditório e desigual. As experiências analisadas consideram a relação entre os contextos local e global na construção do conhecimento geográfico, porém, não exploram a influência da mídia em sua prática.
Palavras-chave: Educação básica; ensino de Geografia; conteúdos; local; global.
DOI: 10.5902/2236499414530
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