Educação popular freiriana como paradigma da educação do campo e da educação ambiental

Autores

  • Fernanda dos Santos Paulo CENSUPEG, Faculdade de Educação, Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499472224

Palavras-chave:

Educação Popular freiriana, Educação Popular Ambiental, Educação do/no Campo

Resumo

Este texto tem por objetivo identificar e discutir a presença dos temas “Educação do/no Campo e Educação  Ambiental” nas obras de Paulo Freire, declarando, de ponto de partida,  que  a concepção de Educação Popular freiriana pode ser um dos paradigmas da Educação do Campo e da Educação Ambiental. Para tanto, é realizado uma revisão bibliográfica, sobretudo, apoiada nos livros de Paulo Freire. A primeira parte do artigo apresenta o tema; a segunda, terceira e quarta parte do texto apresenta, descreve  e analisa as categorias e conceitos acerca da temática investigada. Segue-se, em cada seção,  uma  reflexão  sobre  as perspectivas que as  orientam.  A pesquisa caracteriza as influências filosóficas de Paulo Freire e suas dimensões política, epistemológica e metodológica, sob a égide da pedagogia crítica. Apresenta alguns dos lugares de resistências da Educação Popular e, na tentativa de síntese, anuncia a Educação Popular freiriana e sua epistemologia política, ética, metodológica e pedagógica libertadora. Orienta a produção de pesquisas teórico-práticas sobre o tema, levando em consideração a historicidade, a contextualidade e as perspectivas plurais das temáticas.

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Biografia do Autor

Fernanda dos Santos Paulo, CENSUPEG, Faculdade de Educação, Porto Alegre, RS

Doutora em Educação

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Publicado

2023-01-10

Como Citar

Paulo, F. dos S. (2023). Educação popular freiriana como paradigma da educação do campo e da educação ambiental. Geografia Ensino & Pesquisa, 26, e4. https://doi.org/10.5902/2236499472224

Edição

Seção

Edição Especial