A abordagem fenomenológica e sua relação com mapas mentais no processo de ensino aprendizagem em geografia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499443448

Palabras clave:

ensino de Geografia, fenomenologia, lugar, mapas mentais, paisagem

Resumen

Este artigo tem como objetivos desenvolver um levantamento e análise das referências que abordam a relação entre as categorias de análise espacial, paisagem e lugar, na fenomenologia e as estratégias metodológicas por meio da elaboração de mapas mentais no ensino de Geografia. Metodologicamente, a pesquisa buscou inicialmente, realizar um levantamento e caracterização dos documentos a serem analisados. O filtro de seleção desses documentos deu-se a partir de materiais que constituíram a totalidade de artigos em periódicos da base de dados Qualis Capes (2016), na área da Geografia e Educação. Em seguida, fez-se uma análise desses referenciais, considerando a relação da tríade (paisagem/lugar-fenomenologia-mapas mentais). Os resultados estão divididos em três conceitos estruturantes: 1) A Perspectiva da Geografia Fenomenológica em que é abordado o pensamento deste método de análise para a Geografia; 2) A Percepção da paisagem e lugar com o foco da Geografia humanista; e 3) Elaboração de mapas mentais no ensino de Geografia, o qual considera as percepções e representações sociais no processo de ensino de Geografia. Este estudo reforçou a ideia de que a utilização de aporte metodológico da representação, por meio dos mapas mentais, são ferramentas úteis para os educadores de Geografia realizarem diagnósticos do estudo do lugar, da paisagem, podendo fomentar de forma instigante os estudos de Geografia em sala de aula.

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Biografía del autor/a

Raissa Brum Gonçalves de Ávila, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Possui graduação no Curso Superior Tecnologia em Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Pelotas (2013) e graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal Pelotas (2016). Mestrado em Geografia (Ensino de Geografia) pela Universidade Federal de Pelotas (2018). Aluna Especial no Doutorado em Educação em Ciências do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/FURG. É membro do Grupo de pesquisa GESFOP / Espaços Sociais e Formação de professores, credenciado no CNPq. E também participante do Grupo de Estudos das Licenciaturas -Pangea da Universidade Federal do Rio Grande. Atuou como bolsista-pesquisadora no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da CAPES entre os anos de (2012 /2016). Trabalhou na Universidade Federal do Rio Grande/FURG como Técnica em Assuntos Educacionais entre 2018 até 2019. Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais da Coordenação de Ensino e Currículo da Pró-Reitoria de Ensino na Universidade Federal de Pelotas.Tem experiência nas áreas de Ensino de Geografia, Educação Geográfica, Cartografias Sociais, Formação de Professores, Educação Ambiental e Pedagogia Universitária.

Rosangela Lurdes Spironello, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS.

Possui graduação - Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), Especialização em Interpretação de Imagens Orbitais e suborbitais (2001), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2003), doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2008) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Goiás (2017). É professora associada da Universidade Federal de Pelotas. Faz parte do programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPel, orientando pesquisa na área de concentração "Ensino de Geografia". É membro do Grupo de Estudos Espaços Sociais e Formação Inicial e Continuada de Professores (GESFOP). Atualmente, coordena os cursos de Licenciatura e Bacharelado em geografia/UFPel. Tem experiência na área de Cartografia, Cartografia escolar, Educação de Jovens e Adultos, Educação ambiental, Manejo integrado de bacias hidrográficas.

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Publicado

2020-07-20

Cómo citar

Ávila, R. B. G. de, & Spironello, R. L. (2020). A abordagem fenomenológica e sua relação com mapas mentais no processo de ensino aprendizagem em geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, 24, e32. https://doi.org/10.5902/2236499443448