O ensino de geografia e as relações étnico-raciais nos livros didáticos no ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499440314

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Livro didático, Relações étnico-raciais

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo é identificar e analisar como os conteúdos referentes as relações étnico-raciais é abordada em uma coleção do livro didático de geografia do ensino fundamental utilizada por uma escola da rede Municipal de ensino de Marabá-PA. A metodologia utilizada para a produção deste artigo é de cunho qualitativo nos livros a partir do estudo realizado com base no referencial teórico trabalhado. Foi selecionada a coleção Para Viver Juntos da 4ª edição da editora SM de 2015. De acordo com a proposta de análise da pesquisa, apresenta-se poucos conteúdos que podem ser trabalhados na abordagem racial no ensino de Geografia. Contudo, em relação as figuras/imagens referentes às questões étnico-raciais, não contribuem efetivamente para a construção de um conhecimento crítico sobre as relações étni co-raciais no mundo em que o aluno vive. Os livros didáticos voltados para o ensino de geografia na educação básica fazem pouca referência às abordagens e especificidades do campo das relações étnico-raciais e essas ausências de discussões sobre as questões envolvendo as relações étnico-raciais no ensino de geografia podem ocasionar o desconhecimento, a criticidade na área de conhecimento da geografia humana e cultural.

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Biografia do Autor

Alan Bizerra Martins, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, PA

Graduado em Geografia na modalidade Licenciatura da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Marcelo Gaudêncio Brito Pureza, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, PA

Professor assistente na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, PA

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Publicado

2020-02-28

Como Citar

Martins, A. B., & Pureza, M. G. B. (2020). O ensino de geografia e as relações étnico-raciais nos livros didáticos no ensino fundamental. Geografia Ensino & Pesquisa, 24, e18. https://doi.org/10.5902/2236499440314