Geografia no campo: uma proposta para a Rota do Rosário no Norte Pioneiro e Campos Gerais paranaense
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499435989Palabras clave:
Trabalho de campo, Geografia, Rota do RosárioResumen
O trabalho de campo é de fundamental importância para o ensino e aprendizagem dos alunos, proporcionando na prática o que é visto em sala de aula. O objetivo deste estudo, é apresentar uma proposta de trabalho de campo utilizando-se da Rota do Rosário, a fim de demonstrar seus principais atrativos, e os diversos seguimentos e características de cada atrativo. Portanto, pretendemos desenvolver uma proposta de trabalho de campo para ser realizada levando em consideração a abordagem de cada atrativo. Metodologicamente, este trabalho é baseado em autores como Santos (1979), Rosendahl (1996, 1997 e 2012) e Vacario (2015). Além da entrevista, semiestruturada com o coordenador da rota e os sites relacionados à rota. Os resultados permitem discutir os espaços da Rota do Rosário e como eles são utilizados no seguimento do turismo religioso, o qual possibilitou a edificação da proposta pedagógica de trabalho de campo.
Descargas
Citas
ANDRADE, José Vicente de. Turismo: fundamentos e dimensões. 8. ed. São Paulo: Editora Ática, 2001.
CONCEIÇÃO, B. Geografia do Sagrado: Um Estudo da Gruta do Monge João Maria na cidade de Ventania – PR. 2016, p. 10–24. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia – Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio – PR.
DEL NEGRO, E. S; CONCEIÇÃO NETO, B; LUDKA, V. M. Rota do Rosário: uma potencialidade para o turismo religioso. In: IV Simpósio de Geografia. XII Semana de Geografia da
UENP - 'Megaeventos e produção do espaço: Geografia e turismo nas grandes movimentações mundiais'. III Mostra do PIBIC Geografia, 2016. GT8 - Espaço, Religião, Cultura, Turismo e Diversidade: A Geografia pelas novas perspectivas. Cornélio Procópio - PR: UENP, 2016. v. 1. p. 181-193.
DEL NEGRO, E. S; LUIZ, M. F; SILVA, A. K. P; PEREIRA, S. A; LUDKA, V. M. De um sonho à sacralização do espaço: uma breve análise do crescente turismo religioso no Santuário de São Miguel Arcanjo de Bandeirantes - PR. In: V Simpósio de Geografia. XIII Semana de Geografia da UENP – ‘Reformas sociais ou retrocessos: um olhar geográfico’. IV Mostra do PIBIC Geografia, 2017. GT8 - Espaço, Religião, Cultura, Turismo e Diversidade: A Geografia pelas novas perspectivas. Cornélio Procópio - PR: UENP, 2017.
ELIADE, Mircea. O Espaço Sagrado e o Profano. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
KNAFOU, R. Turismo e território. Para um enfoque científico do turismo. In: RODRIGUES, A. A. B. R. Turismo e Geografia: reflexões teóricas e enfoques regionais. 2. ed. São Paulo: Editora Hucitec, 1999, p. 62-74.
LACOSTE, Yves. "A Pesquisa e o trabalho de Campo" Seleção de textos 11. Coedição AGBSP/AGB nacional. São Paulo, 1985. p. 01-23.
MIQUELI, Padre C. Entrevista sobre a Rota do Rosário. Arapoti – PR: 08 mai. 2018. Entrevista concedida por meio de um questionário semiestruturado.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de Geografia da Rede Pública de Educação Básica do Estado do Paraná. Curitiba, 2006. p. 46.
PIMENTA, Selma G. Professor – pesquisador: mitos e possibilidades. Contrapontos, Itajaí, v. 5, n. 1, p. 9-22, jan. /abr. 2005.
RAFFESTIN, C. Por uma Geografia do Poder. São Paulo: Ática, 1993. p. 186.
RODRIGUES, Adyr A. Balastreri. Desafios para os estudiosos do turismo. In: A. A. B. R. Turismo e Geografia: reflexões teóricas e enfoques regionais. 2. ed. Editora Hucitec, São Paulo, 1999, p. 17-32.
ROSENDAHL, Z. Espaço e Religião: Uma Abordagem Geográfica. Rio de Janeiro: UERJ, NEPEC, 1996.
ROSENDAHL, Z. O Sagrado e o Espaço. In: CASTRO, I. E de; GOMES, P. C. da C; CORRÊA, R. L. (Org.) Explorações geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, p. 119–153, 1997.
ROTA DO ROSÁRIO. Capela São Benedito. Disponível em: <http://rotadorosario.org/site/destination/capela-sao-benedito/> Acesso em: 30 de abr. 2018
SANTOS, M. Espaço e Sociedade. Petrópolis: Vozes, 1979.
SILVA, A. K. P. da. O Turismo Pedagógico como Ferramenta para o Ensino de Geografia: Uma Proposta no Santuário de São Miguel Arcanjo. 2017, 60 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio, PR.
SPOSITO, E. S. Geografia e filosofia: contribuição para o ensino do pensamento geográfico. São Paulo: Editora UNESP, 2004. p. 218.
SOUZA, M. A. Contextualizando os conteúdos na perspectiva global-local: uma proposta pedagógica para a disciplina de Geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, Londrina, v. 16, n. 2, p. 8-100, mai. /ago. 2012.
TOMITA, L. M. S. Trabalho de campo como instrumento de ensino em Geografia. In: Geografia: Revista do Departamento de Geociência. Universidade Estadual de Londrina. Vol. 08 nº. 01 p. 13 – 15, 1999.
TUAN, YI – Fu. Espaço e lugar. Tradução de Lívia de Oliveira. São Paulo: DIFEL, 1983.
VACARIO. E. P. L. Trabalho de campo para educação geográfica. In: CAMPOS. M. C. Saberes e fazeres do Projeto novos talentos Ciências Humanas da UEL. Londrina: UEL, 2015, p. 68-77.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Geografia Ensino & Pesquisa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
La revista Geografia – Ensino & Pesquisa retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a Las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.