DESENHO E CARTOGRAFIA ESCOLAR: APROXIMAÇÕES E PROPOSIÇÕES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499419821Resumen
Este trabalho intenciona discutir a importância do desenho no ensino de Geografia, sobretudo articulado com a cartografia escolar a partir das experiências vivenciadas no curso de formação de professores de Geografia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB em Campus XI, Serrinha, Bahia, além de caracterizar o desenho como linguagem e sua potencialidade como procedimento metodológico no ensino de Geografia; diferenciar a cartografia enquanto linguagem, procedimento e conteúdo e socializar algumas atividades dinamizadoras tendo o desenho como viés metodológico para ensinar Geografia. As experiências formativas no curso de Licenciatura em Geografia da UNEB, ancoradas no desenho como linguagem, tem revelado que este dispositivo tem uma enorme potencialidade para dinamizar o ensino de Geografia, promovendo aprendizagens mais significativas, ao relacioná-lo com a cartografia escolar, podendo o professor de Geografia fazer uso cotidiano em suas aulas para discutir temáticas e conteúdos geo(carto)gráficos na educação básica.
Palavras-chave: Desenho; Ensino de Geografia; Cartografia escolar.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Rosângela Doin de. “Do Desenho ao Mapa: iniciação cartográfica na escola”. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2003.
CASTELLAR, Sonia Vanzella; MORAES, Jerusa Vilhena de. “A linguagem Cartográfica: possibilidades para a aprendizagem significativa”. In: PORTUGAL, Jussara Fraga; OLIVEIRA, Simone Santos de; PEREIRA, Tânia Regina Dias Silva. “(Geo)grafias e Linguagens: Concepções, pesquisas e experiências formativas”. Curitiba, PR: CRV, 2013, p. 21-37.
CASTELLAR, Sonia Vanzella. A Cartografia e a construção do conhecimento em contexto escolar. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de (Org.). “Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologia”. São Paulo: Contexto, 2011, p. 121-135.
CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (Org.). “Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano”. Porto Alegre: Mediação, 2000.
CAVALCANTI, Lana de Souza. “Geografia e Práticas de Ensino”. Goiânia: Alternativa, 2002.
EBY, Frederick. “História da Educação Moderna. Teoria, Organização e Práticas Educacionais”. Tradução de Maria Ângela Vinagre de Almeida, Nelly Aleotti Maia, Malvina Cohen Zaide. 2. Ed. Porto Alegre, Globo; Brasília, INL, 1962.
FRANCISCHETT, Mafalda Nesi. Aspectos da aprendizagem das representações cartográficas no ensino de Geografia. In: PORTUGAL, Jussara Fraga; CHAIGAR, Vânia Alves Martins (Org.). “Cartografia, cinema, literatura e outras linguagens no ensino de Geografia”. Curitiba, PR: CRV, 2012, p. 175-184.
FROEBEL, Friedrich W. A. “A educação do homem”. Passo Fundo: UPF, 2001. (tradução de Maria Helena Câmara Bastos).
GILBERTO GIL. “Parabolicamará”. In: Álbum Parabolicamará. Warner Music, 1991. 1 CD-ROM.
GOMES, Luiz Vidal Negreiros. “Desenhismo”. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 1996.
GUILHERME ARANTES. “Planeta Água”. In: Série ONE – 16 hits, EMI, 2009. 1 CD-ROM.
JOLY, Fernand. “A Cartografia”. 7. Ed. Campinas, SP: Papirus, 2005.
LUIZ GONZAGA. HUMBERTO TEIXEIRA. “Asa Branca”. In: Álbum Volta para curtir: ao vivo. BMG, 2001. 1 CD-ROM.
MOREIRA, Ana Angélica Albano. “O espaço do desenho: a educação do educador”. São Paulo: Loyola, 1995.
OLIVEIRA, Simone Santos de; PORTUGAL, Jussara Fraga. O ensino da geo(carto)grafia: práticas com o desenho numa proposta interdisciplinar. In: PORTUGAL, Jussara Fraga; CHAIGAR, Vânia Alves Martins (Org.). “Cartografia, cinema, literatura e outras linguagens no ensino de Geografia”. Curitiba, PR: CRV, 2012, p. 185-211.
OSINSKI, Dulce Regina Baggio. “Arte, História e Ensino – uma trajetória”. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2002.
TRINCHÃO, Glaucia Maria Costa. “Didáticas e discursos em defesa do Desenho como objeto de ensino e de sua inserção na instrução pública luso-brasileira”. In Revista História da Educação. Nº. 29. Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em história da Educação. Pelotas-RS: UFPel, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La revista Geografia – Ensino & Pesquisa retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a Las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.


