DESENHO E CARTOGRAFIA ESCOLAR: APROXIMAÇÕES E PROPOSIÇÕES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499419821Abstract
Este trabalho intenciona discutir a importância do desenho no ensino de Geografia, sobretudo articulado com a cartografia escolar a partir das experiências vivenciadas no curso de formação de professores de Geografia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB em Campus XI, Serrinha, Bahia, além de caracterizar o desenho como linguagem e sua potencialidade como procedimento metodológico no ensino de Geografia; diferenciar a cartografia enquanto linguagem, procedimento e conteúdo e socializar algumas atividades dinamizadoras tendo o desenho como viés metodológico para ensinar Geografia. As experiências formativas no curso de Licenciatura em Geografia da UNEB, ancoradas no desenho como linguagem, tem revelado que este dispositivo tem uma enorme potencialidade para dinamizar o ensino de Geografia, promovendo aprendizagens mais significativas, ao relacioná-lo com a cartografia escolar, podendo o professor de Geografia fazer uso cotidiano em suas aulas para discutir temáticas e conteúdos geo(carto)gráficos na educação básica.
Palavras-chave: Desenho; Ensino de Geografia; Cartografia escolar.
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