Educação do campo: o processo de implementação da Casa Familiar Rural do vale do Jaguari (CFR/VJ)

Autores

  • Angelita Zimmermann Universidade Federal de Santa Maria
  • Rafaela Vendruscolo Instituto Federal Farroupilha
  • Simone Bochi Dorneles Instituto Federal farroupilha- São Vicente do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499412493

Resumo

Este texto objetiva socializar uma experiência em Educação do Campo: o processo de implantação da Casa Familiar Rural do Vale do Jaguari – CFR/VJ. Situada na região central do Rio Grande do Sul, a CFR abrange os municípios de Jaguari, Nova Esperança do Sul, Mata e municípios de entorno. Pautada na Pedagogia da Alternância, mostra-se como uma proposta de desenvolvimento capaz de atender às demandas sociais deste grupo que historicamente vem sendo excluído ou submetido a processos educativos que não atendem efetivamente às suas necessidades e expectativas enquanto sujeitos do campo. O presente estudo, de cunho qualitativo, consiste num estudo de caso e fundamenta-se em teóricos da Educação do Campo e do Desenvolvimento Territorial. Deste modo, o artigo faz uma reflexão sobre a Pedagogia da Alternância, os processos de sensibilização e mobilização para a implantação da Casa Familiar Rural do Vale do Jaguari e os resultados, avanços e recuos, em consonância com os aspectos do desenvolvimento territorial.

 

Palavras-chaves: Casa Familiar Rural; Educação do Campo; Capital Social Desenvolvimento Territorial.

 

DOI: 10.5902/2236499412493

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Biografia do Autor

Angelita Zimmermann, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Licenciatura em Ciências - 1º Grau pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco (1991) e graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação Matemática - UNIJUI - Univerdade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande Do Sul (1995). Possui Especialização em Desenvolvimento Regional e Integração Econômica no Mercosul - UNIJUI/RS e em Educação Matemática pela - UFSM/RS. Atuação no Centro de Educação como Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Tem experiência em docência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSM/RS (2013).

Rafaela Vendruscolo, Instituto Federal Farroupilha

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (2007), licenciatura em sociologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2008) e mestrado em extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Antropologia e sociologia, com ênfase em estudos do Rural, atuando principalmente no seguinte tema: identidade e desenvolvimento; Gerações e gênero na agricultura familiar e educação do campo. Atualmente atua como Professor no Instituto Federal Farroupilha - campus São Vicente do sul.

Simone Bochi Dorneles, Instituto Federal farroupilha- São Vicente do Sul

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1988), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e mestrado em Mestrado em Direção de organizações - Universidad Del Museo Social Argentino (2002). Doutoranda em Desenvolvimento Rural no PGDR/UFRGS. Tem experiência na área de Gestão com ênfase em Gestão pública e desenvolvimento local, principalmente nos seguintes temas: Planejamento estratégico local, inovação e desenvolvimento, economia solidária e autogestão, educação e gestão de pessoas. Professora do Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul.

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Publicado

2014-01-03

Como Citar

Zimmermann, A., Vendruscolo, R., & Dorneles, S. B. (2014). Educação do campo: o processo de implementação da Casa Familiar Rural do vale do Jaguari (CFR/VJ). Geografia Ensino & Pesquisa, 17(3), 79–90. https://doi.org/10.5902/2236499412493