Aposentadoria rural especial e a dinamização no comércio local em Boa Esperança - PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499437668

Palavras-chave:

Aposentadoria Rural Especial, Dinamização do comércio Local, Boa Esperança – PR

Resumo

O presente artigo tem por finalidade apresentar uma reflexão sobre os impactos da aposentadoria rural especial na melhoria das condições de vida de beneficiários e familiares, e na dinamização do comércio local no município de Boa Esperança – PR. A pesquisa foi desenvolvida por meio de: estudos bibliográficos, levantamento de dados estatísticos, aplicação de questionários a aposentados rurais, realização de entrevistas com representantes de entidades locais e comerciantes. O problema da pesquisa está em levantar as principais características socioeconômicas dos aposentados rurais; compreender se houve melhorias significativas nas condições de vida dos agricultores e familiares após aposentarem-se; e avaliar se os recursos oriundos da aposentadoria rural especial têm impactado na dinamização do comércio do município. Os resultados alcançados mostraram que o público aposentado rural é formado em sua maioria por pequenos proprietários de terra, e que a aposentadoria rural, apesar do baixo valor do salário mínimo, é tida pela maioria dos aposentados como fator de mudanças positivas em suas vidas, pois gera estabilidade financeira à família e amplia significativamente a renda. Além disso, os recursos previdenciários geram dinamização do comércio local, contribuindo para processos de desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Chies, Universidade Estadual do Paraná, Campo Mourão, PR

Professora Assistente da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Campo Mourão

Ana Cristina da Silva, Universidade Estadual do Paraná, Campo Mourão, PR

Especialista em Geografia, Meio Ambiente e Ensino pela Unespar, Campus de Campo Mourão e em Metodologia de Ensino de Geografia e História.

Referências

ALBUQUERQUE, F. J. B.; LÔBO, Alexandre Lucena; RAYMUNDO, Jorge da Silva. Análise das repercussões psicossociais decorrentes da concessão de benefícios rurais. Psicologia Reflexão e Crítica. vol.12, n.2, Porto Alegre, 1999.

ALVES, José Eustáquio Diniz. A transição demográfica e a janela de oportunidade. Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial: São Paulo, 2008.

AUGUSTO, H. dos A.. RIBEIRO, Eduardo Magalhães. O envelhecimento e as aposentadorias no ambiente rural: um enfoque bibliográfico. Organizações Rurais & Agroindustriais. Lavras, v. 7, n. 2, p. 199-208, maio-agosto, 2005, Universidade Federal de Lavras, Brasil.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

CHIES, C.. Aposentadoria rural e políticas públicas para a agricultura familiar: estudo dos municípios de Guaporema, São Tomé, Tapejara e Tuneiras do Oeste – PR. 2017. 334 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá – Paraná, 2017.

COSTA, F. R. da. A noção de municípios periféricos: contradições e desigualdades no estado do Paraná. 2013. 215 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá – Paraná, 2013.

DELGADO, G. C.; CARDOSO JR. José Celso. O idoso e a previdência rural no Brasil: a experiência recente da universalização. Brasília: IPEA, 1999. (Texto para discussão Nº 688).

FRANÇA, Á. S. de. Previdência social e a economia dos municípios. 5ª ed. Brasília: ANFIP, 2004, 224 p..

GIL, A. C.. Métodos e Técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Cidades. Disponível em:<http://cidades.ibge.gov.br/painel/populacao.php?lang=&codmun=410300&search=parana|boa-esperanca|infogr%E1ficos:-evolu%E7%E3o-populacional-e-pir%E2mide-et%E1ria>. Acesso em: ago. 2017.

INSTITUTO PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL - IPARDES. Caderno Estatístico Município de Boa Esperança, 2017.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOA ESPERANÇA – PR. Histórico da Cidade. Disponível em: <http://boaesperanca.pr.gov.br/site/prefeitura/conheca-nossa-cidade/historico-da-cidade/ >. Acesso em: ago. 2017.

SCHWARZER, H.. Impactos socioeconômicos do sistema de aposentadorias rurais no Brasil — evidências empíricas de um estudo de caso no estado do Pará. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea. Rio de Janeiro, 2000.

Downloads

Publicado

2020-02-28

Como Citar

Chies, C., & Silva, A. C. da. (2020). Aposentadoria rural especial e a dinamização no comércio local em Boa Esperança - PR. Geografia Ensino & Pesquisa, 24, e5. https://doi.org/10.5902/2236499437668

Edição

Seção

Produção do Espaço e Dinâmica Regional