As potencialidades e as limitações das diferentes linguagens no processo de ensino em geografia: uma reflexão pedagógica para o uso do cinema
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499431491Abstract
O presente artigo, de natureza teórica, parte de uma discussão que não se propõe a escrever nenhuma novidade sobre metodologias ou uma nova didática, mas, sim, formas de linguagens no ensino de Geografia proporcionando aula dinâmica e criativa a prática docente. A proposta propõe compreender as potencialidades e as limitações no uso das diferentes linguagens na prática docente a partir do uso do cinema como linguagem midiática e propositiva e seus rebatimentos na construção dos conceitos geográficos. Neste sentido, procura-se identificar os desafios dos educadores para recriar sua prática docente e inserir o cinema nas aulas de Geografia criando mecanismos didáticos que permitam os alunos passarem de um espectador passivo para um sujeito crítico. A metodologia utilizada se deu através da pesquisa qualitativa, tendo como procedimento levantamento bibliográfico e análise documental. Sendo assim, o educador não pode se submeter a um trabalho criteriosamente planejado, pronto e acabado. Mas deve agir no papel de um mediador possibilitando o acesso do aluno aos diferentes tipos do saber, no caso, explorando as diferentes habilidades intelectuais, atitudes e valores morais de cada aluno e da sociedade como um todo. Sobretudo, este trabalho contribui para que os educandos percebam a aula prazerosa estimulando-os a questionar e discutir de forma ativa e participativa nas aulas de Geografia.
Downloads
References
ANDRADE, Fernanda Gabriely; SOUSA, Lindeberg Ventura de; FALCONIERE, Antônio Gautier. Principais dificuldades enfrentadas pelos professores de química do CEIPEV. e contribuição do PIBID para superá-las. In: 5° Congresso Norte e Nordeste de Química 3º Encontro Norte-Nordeste de Ensino de Química (ANNQ), 2013, Natal. Anais ANNQ. Natal: UFRN, 2013. Disponível em:< http://annq.org/eventos/upload/1330465494.pdf >. Acesso em: 15 nov. 2016.
BARBOSA, Jorge Luiz. Geografia e cinema: em busca de aproximações e do inesperado. In: CARLOS, A. F.A. A geografia na sala de aula. ed. 3. São Paulo: Contexto. 2008. p.109-133.
BEREZE, Juliane; COSTA, Claudiane da; ANDRADE, Aparecido Ribeiro de. Recursos didáticos: o docente superando o tradicional nas aulas de geografia física. Caderno de Geografia, Minas Gerais, v. 25, n.43, p.78-89, jan.-jun. 2015.
BRASIL. CAPES. Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior. Diário Oficial da união- seção 1. Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/documentos-pibid. Acesso em: 22 out. 2016.
BRASIL. MEC. Secretaria de Educação. Orientações curriculares para o ensino médio volume 3, Ciências humanas e suas tecnologias, 2006.
BRASIL. MEC. Secretária de Educação. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (ENSINO FUNDAMENTAL) Terceiro e Quarto Ciclos, 1998.
BRASIL. MEC. Secretária de Educação. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (ENSINO MÉDIO) Parte II- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 2000.
BRASIL. MEC. Secretária de Educação. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (ENSINO MÉDIO) Parte IV- Ciências Humanas e suas Tecnologias, 2000.
BULGRAEN, Vanessa C. O papel do professor e sua mediação nos processos de elaboração do conhecimento. Revista Conteúdo, Capivari, v.1, n.4, p. 30-38, ago.- dez. 2010.
CALORI, Jucemar; PEREIRA, Patrícia Silva. Geografia e a utilização dos recursos didáticos. 2011. p. 1-29. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia) - Universidade Federal de Alfenas, MG.
CARDEAL, Diego Montanini; MARIANO, Maria Luzia Silva; LUCATELLI, Nathally Gomes. O Trabalho Docente: Desafios e Dificuldades. In: II Seminário de Socialização do PIBID, 2012, Minas Gerais. Anais do II Seminário de Socialização do PIBID/UNIFAL-MG. Minas Gerais: UNIFAL, 2012. Disponível em <http://www.unifal-mg.edu.br/sspibid/sites/default/files/file/S02771.pdf>. Acesso em: 22 out. 2016.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas, SP: Papirus, 1998.
CECÍLIA, Cícera; ALVES, Esmeraldo. Ensino de Geografia e suas diferentes linguagens no processo de ensino e aprendizagem: perspectivas para a educação básica e geográfica. Revista Geosaberes, Fortaleza, v. 6, número especial 3, p.27-34, fev. 2016.
DEZOTTI, Marisa dos Santos; ORTIZ, Ail Conceição Meireles. O ensino de Geografia em escolas de educação básica na cidade de Santa Maria, RS: uma análise metodológica. Revista Disciplinarum Scientia, Santa Maria/RS, v.11, n. 1, p. 79-91, 2010.
DUBET, François. “Quando o sociólogo que saber o que é ser professor”. Entrevista concedida a Angelina Teixeira Peralva e Marília Pontes Sposito (USP). Revista Espaço Aberto, São Paulo, n. 5/6, p. 222-231, maio/dez. 1997.
JAQUES, Michel; KUEHN, Teresinha Giovanella. A linguagem musical no ensino da literatura e na interpretação de textos líricos. Revista Maiêutica, n. 1, p.65-71, jan. 2013.
MARTINS, Bruna Morante Lacerda; BATISTA, Marinalva dos Reis. O ensino de Geografia e a linguagem de cinema. In: V Encontro Interdisciplinar de Educação (ENIEDUC), 2013, Paraná. Anais eletrônicos ANAIS DO V ENIEDUC - Encontro Interdisciplinar de Educação. Paraná/PR: UNESPAR/FECILCAM, 2013. Disponível em<http://www.fecilcam.br/anais/v_enieduc/data/uploads/geo/trabscompletos/geo06209881939.pdf>. Acesso em: 12 ago. 2016.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.
OLIVEIRA, Denis Raimundo de. O uso do cinema nas aulas de geografia: proposta de estudo da região Nordeste. 2011. p. 01-19. Artigo apresentado ao Curso de Licenciatura em Geografia- Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú-IVA. Jijoca de Jericoacoara – CE.
OLIVEIRA, Maria Luíza Tavares de. Ensino de Geografia na contemporaneidade: o uso de recursos didáticos na sua abordagem. In: 10° Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia (ENPEG), 2009, Porto Alegre. Anais eletrônicos O ensino de Geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: UFRGS, 2009. Disponível em <http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/GT/GT5/tc5%20(51).pdf>. Acesso em: 17 out. 2016.
OLIVEIRA JUNIOR, Wenceslao Machado de; GIRARDI, Gisele. Diferentes linguagens no ensino de geografia. In: XI Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia (ENPEG), 2011, Goiânia-GO. ANAIS XI ENPEG. Goiânia: UFRGS, 2011. Disponível em <https://poesionline.files.wordpress.com/2015/02/oliveirajrgirardi-20111.pdf>. Acesso em: 24 nov. 2016.
PONTUSCHKA, Nidia Nacib; PAGANELLI, Tomoko lyda; CACETE, Núria Hanglei. Para ensinar e aprender Geografia. 1ª ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SANTANA, Luzia Martins de; BARBOSA, Jailma do Ramo. O uso da leitura da imagem nas aulas de Geografia e para o estudo da paisagem no ensino da geografia: reflexões a partir da experiência vivenciada elações na teoria práticas. In: V Encontro de Iniciação á Docência da UEPB (ENID), 2015, Campina Grande/PB. Anais V ENID / UEPB. Campina Grande/PB: UEPB, 2015. Disponível em <http://www.editorarealize.com.br/revistas/eniduepb/trabalhos/TRABALHO_EV043_MD1_SA5_ID1258_30062015143948.pdf>. Acesso em: 22 out. 2016.
SANTOS, Rita de Cássia Evangelista dos; CHIAPETTI, Rita Jaqueline Nogueira. Uma investigação sobre o uso das diversas linguagens no ensino de Geografia: uma interface teoria e prática. Revista Geografia Ensino & Pesquisa, Santa Maria/RS, v. 15, n.3, p. 167-183, set./dez. 2011.
SILVA, Maria Joseilda da. A importância da música nas aulas de Geografia. 2014. p. 01-58. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia)- Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, PB.
TEXEIRA, Fabiano Felix; TUBINO, Vinicius M. C.; SUZUKI, Júlio César. Geografia e literatura: uma alternativa para o ensino da questão indígena nas salas de aula. In: V Encontro de Grupo de Pesquisa: “Agricultura, Desenvolvimento e Transformações socioespaciais (ENGRUPVI), 2011, Presidente Prudente/SP. Anais eletrônicos V ENGRUP. Presidente Prudente/SP. Disponível em <http://w3.ufsm.br/gpet/engrup/vengrup/anais/4/Fabiano%20Teixeira-USP.pdf>. Acesso em: 15 out. 2016.
THIEL, Grace Cristiane; THIEL, Janice Cristine. Movies takes: a magia do cinema na sala de aula. Curitiba: Aymará, 2009.
ZATTA, Celia Inez; AGUIAR, Waldiney Gomes de. O uso de imagens como recurso metodológico para estudar Geografia. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2375-8.pdf> Acesso em: 12 out. 2016.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Geografia Ensino & Pesquisa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The journal Geografia – Ensino & Pesquisa will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, may be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.The journal Geografia – Ensino & Pesquisa will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, may be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.