A PESQUISA NO ENSINO DE GEOGRAFIA COMO POSSIBILIDADE DE DIÁLOGOS TRANS E INTERDISCIPLINARES
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499411033Abstract
Este artigo faz uma análise de práticas educativas em Geografia originadas nos novos caminhos de pensar o processo de ensino-aprendizagem. Esta abordagem fundamenta-se em propostas trans e interdisciplinares desenvolvidas no Projeto Amora, experiência de ensino desenvolvida na quinta e sexta séries do Ensino Fundamental no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/UFRGS) em 2008. Duas propostas pedagógicas são descritas e analisadas, explicitando o significado de trans e interdisciplinaridade presentes em cada uma delas. Os mapas conceituais que resultaram dos projetos e os conceitos e/ou definições elaboradas através da oficina permitem avaliar o significado dessas práticas. Estas foram facilitadoras do aprendizado porque que resultam do interesse dos alunos e são geradoras de curiosidade e criatividade. Apresenta-se, então, uma possibilidade de ensino que associa a investigação e permite o trânsito disciplinar e uma interdisciplinaridade pensada como transversalidade, envolvendo professores e alunos em processos de interação e ambiente escolar mais dinâmico.
Palavras-chave: Ensino de Geografia, trans e interdisciplinaridade, projetos de investigação, Ensino Fundamental.
DOI: 10.5902/2236499411033
Downloads
References
BRASIL, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais - Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998. 156p.
CASTROGIOVANNI, A.; ROSSATO, M. S.; CÂMARA, M. A.; SILVA, R. R. Ensino de Geografia: caminhos e encantos. Porto Alegre: Editora PUCRS, 2007. 148p.
CARR, W; KEMMIS, S. Teoria critica de la enseñanza. Barcelona: Ediciones Martinez Roca, 1988.
ESTRÁZULAS, M. B. P. GOULART, L. B. (Organizadoras) Projeto Amora - Relatório bi-anual 1997-1998.
DUTRA, I. M.; CAMARGO, F. B.; VALENTINI, N. C.; MIGNONI, R. P. L.; MERG, Y. M. G. Projeto Amora 2000. 1999. 29p.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Edições Afrontamento, 1975.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
GARDNER, H. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
HERNÁNDEZ, F.; VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
INSTITUTO PAULO FREIRE. Inter-transdisciplinaridade e tranversalidade. Programa de Educação Continuada. Projetos e Textos. Acesso em 19 de março de 2009. Disponível em: http://www.inclusao.com.br/projeto_textos_48.htm
LEFF, E. Saber Ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2001.
MORIN , E . Introdução ao Pensamento Complexo. 2 Edição. São Paulo: Instituto Piaget, 1990.
PIAGET, J. Problemas gerais da investigação interdisciplinar e mecanismos comuns. Lisboa: Ed. Bertrand, 1973.
ROSSI, D. R.; ROSSATO, M. S. Geografia (em)canto. In: Encontro Estadual de Geografia, 27, 2007, Santa Maria. Anais do XXVII Encontro Estadual de Geografia AGB/Porto Alegre: Santa Maria, 2007.
SANTOMÉ, J. T. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
SERRANO, M. da G. P. Investigación- acción; aplicaciones al campo social y educativo. Madrid: Dykinson,1990.
SILVA P. K. da Educação Ambiental: Vivências no Urbano. Relatório Final da bolsa BIC/FAPERGS. Orientadora profa. Dra. Dirce Maria Antunes Suertegaray. Porto Alegre, 2008. Inédito
SUERTEGARAY, D. M. A. Pesquisa e Educação de professores. In PONTUSCHKA, N. N.; OLIVEIRA, A. U. Geografia em perspectiva. São Paulo: Editora Contexto, 2002. P. 119-114.
SUERTEGARAY, D. M. A. Geografia e Interdisciplinaridade. Espaço geográfico: interface natureza e sociedade. Geosul, Florianópolis, v. 18, UFSC, p. 43 – 54, 2003.
VIGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The journal Geografia – Ensino & Pesquisa will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, may be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.The journal Geografia – Ensino & Pesquisa will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, may be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.