A PESQUISA NO ENSINO DE GEOGRAFIA COMO POSSIBILIDADE DE DIÁLOGOS TRANS E INTERDISCIPLINARES

Autores/as

  • Maíra Suertegaray Rossato Colégio de Aplicação/UFRGS
  • Dirce Maria Antunes Suertegaray Programa de Pós Graduação em Geografia UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499411033

Resumen

Este artigo faz uma análise de práticas educativas em Geografia originadas nos novos caminhos de pensar o processo de ensino-aprendizagem. Esta abordagem fundamenta-se em propostas trans e interdisciplinares desenvolvidas no Projeto Amora, experiência de ensino desenvolvida na quinta e sexta séries do Ensino Fundamental no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/UFRGS) em 2008. Duas propostas pedagógicas são descritas e analisadas, explicitando o significado de trans e interdisciplinaridade presentes em cada uma delas. Os mapas conceituais que resultaram dos projetos e os conceitos e/ou definições elaboradas através da oficina permitem avaliar o significado dessas práticas. Estas foram facilitadoras do aprendizado porque que resultam do interesse dos alunos e são geradoras de curiosidade e criatividade. Apresenta-se, então, uma possibilidade de ensino que associa a investigação e permite o trânsito disciplinar e uma interdisciplinaridade pensada como transversalidade, envolvendo professores e alunos em processos de interação e ambiente escolar mais dinâmico.

 

Palavras-chave: Ensino de Geografia, trans e interdisciplinaridade, projetos de investigação, Ensino Fundamental.

 

DOI: 10.5902/2236499411033

 

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Biografía del autor/a

Maíra Suertegaray Rossato, Colégio de Aplicação/UFRGS

Professora de Geografia no departamento de Humanidades do Colégio de Aplicação da UFRGS e doutora em geografia pela mesma universidade.

Dirce Maria Antunes Suertegaray, Programa de Pós Graduação em Geografia UFRGS

Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul vinculada ao Programa de Pós Graduação em Geografia da UFRGS.

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Publicado

2014-10-10

Cómo citar

Rossato, M. S., & Suertegaray, D. M. A. (2014). A PESQUISA NO ENSINO DE GEOGRAFIA COMO POSSIBILIDADE DE DIÁLOGOS TRANS E INTERDISCIPLINARES. Geografia Ensino & Pesquisa, 18(2), 57–76. https://doi.org/10.5902/2236499411033