Aula de campo em Geomorfologia: entre Santa Maria e São Martinho da Serra, RS

Mauro Kumpfer Werlang, Rodrigo Correa Pontes, Francieli Lima Sarmento

Resumo


 

O presente trabalho descreve algumas características geomorfológicas de lugares em quatro pontos de paradas no percurso desenvolvido em aula de campo desde Santa Maria, RS até São Martinho da Serra, RS. Foram observados o comportamento do relevo face ao controle estrutural, litológico e a dinâmica erosiva que atua nos processos de modelado do relevo. A metodologia seguiu a abordagem dedutiva, partindo de conceitos teóricos trabalhados em sala de aula. Na análise do relevo foram consideradas abordagens descritivas a partir de modelos estático e dinâmico, visando compreender a relação dos processos morfogenéticos a partir da estrutura e da dinâmica erosiva, além de estabelecer a relação entre o modelado do relevo, o perfil e forma das vertentes, o comportamento do manto pedológico na conformação geral da paisagem. No percurso realizado, observaram-se relevos desenvolvidos sobre sedimentos atuais e terraços fluviais, bem como relevos desenvolvidos sobre litologias da Formação Santa Maria (Membro Alemoa), Caturrita, Botucatu e Serra Geral. Também foram reconhecidos contatos litológicos entre as Formações Caturrita e Botucatu e, entre as Formações Botucatu e Serra Geral.

Palavras-chave: aula de campo; relevo; processo morfogenético; conformação da paisagem.

 

DOI: 10.5902/223649948827


Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, R. Filosofia da Ciência: introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Brasiliense, 1981. cap. 7, p. 116-118.

AYOADE, J. Introdução a climatologia dos trópicos. São Paulo: Difel, 1986.

BORTOLUZZI, C.A. Contribuição à Geologia da Região de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Pesquisas, Porto Alegre, v. 4, n. 1, p.7-86, 1974.

CHRISTOFOLETTI, A. Geomorfologia. São Paulo: Edgard Blücher, 1980.

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/2367267/DA-SILVA-MENEZES-2001-Metodologia-da-pesquisa-e-elaboracao-de-dissertacao Acesso em: 08 de julho de 2011.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. CIDADES: Rio Grande do Sul. Disponível em http://www.ibge.gov.br/cidadesat Acesso em: 23 out.2010.

MACIEL FILHO, C.L.; SARTORI, P.L.P; VEIGA, P.; GASPARETTO, N.V.L; Mapa Geológico da Folha de Camobi. Santa Maria-RS: Imprensa Universitária, FINEP-UFSM, 1990.

ROSS, J. L. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1996.

VEIGA, P. Estudo dos arenitos “intertrapps” da Formação Serra Geral na região de Santa Maria: Programa de Pós-Graduação em Geociências (Dissertação de Mestrado), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre,1973.

VIEIRA, E. Falcão. Rio Grande do Sul. Geografia física e vegetação. Porto Alegre: Sagra, 1984.

WERLANG, M. K. Configuração da rede de drenagem e modelado do relevo: Conformação da paisagem na zona de transição da Bacia do Paraná na Depressão Central do Rio Grande do Sul. Santa Maria–RS: Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (Tese de Doutorado), Universidade Federal de Santa Maria, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.5902/223649948827

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Indexações e Bases Bibliográficas