Cartografia destinada à representação de dados gravimétricos
DOI:
https://doi.org/10.5902/223649948741Resumo
Neste trabalho será exposta a aplicação de técnicas de cartografia temática para a adequada representação de dados gravimétricos, através da explanação da aplicação do mapeamento de isolinhas. Os dados utilizados para este estudo fazem parte de um banco de dados gravimétricos provenientes do Instituto Astronômico e Geofísico (IAG) e Companhia Paranaense de Energia Elétrica (COPEL) do Paraná, totalizando aproximadamente 9000 estações, entre estes dados geodésicos, gravimétricos e topográficos. No processo de mapeamento, primeiramente foi avaliada a classificação do fenômeno em questão para definição dos intervalos verticais e análise da distribuição dos pontos. Posteriormente foi realizada a interpolação das isolinhas com auxílio do programa Surfer e a representação final do mapa gravimétrico para o município de Curitiba.Downloads
Referências
FERNANDES, V. de O. Construção de um Banco de Dados Georeferenciados para Dados Topográficos e Gravimétricos do Estado do Paraná. In: III Colóquio Brasileiro de Ciências Geodésicas, 2003, Curitiba. Anais do III Colóquio Brasileiro de Ciências Geodésicas. Curitiba: UFPR, 2003.
DENT, B. D. Cartography Thematic Map Design. 5th. Edition. WCB/McGraw-Hill, 1999.
SLOCUM, T. A. Thematic Cartography and Visualization. New Jersey: Prentice-Hall, 1999.
BURROUGH, P. A.; MCDONNELL, R. A. Principles of geographical information systems: spatial information systems and geostatistics. New York: Oxford University Press, 1998.
Wolfgang Torge. Geodesy: an introduction. Edition, 3, illustrated. Publisher, Walter de Gruyter, 2001.
KEATES, J.S. Cartographic design and production. 2ªed. New York: Longman Scientific and Techinical, 1988, 266p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.