Cartografia destinada à representação de dados gravimétricos

Autores

  • Vivian de Oliveira Fernandes Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5902/223649948741

Resumo

Neste trabalho será exposta a aplicação de técnicas de cartografia temática para a adequada representação de dados gravimétricos, através da explanação da aplicação do mapeamento de isolinhas. Os dados utilizados para este estudo fazem parte de um banco de dados gravimétricos provenientes do Instituto Astronômico e Geofísico (IAG) e Companhia Paranaense de Energia Elétrica (COPEL) do Paraná, totalizando aproximadamente 9000 estações, entre estes dados geodésicos, gravimétricos e topográficos. No processo de mapeamento, primeiramente foi avaliada a classificação do fenômeno em questão para definição dos intervalos verticais e análise da distribuição dos pontos. Posteriormente foi realizada a interpolação das isolinhas com auxílio do programa Surfer e a representação final do mapa gravimétrico para o município de Curitiba.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivian de Oliveira Fernandes, Universidade Federal da Bahia

Vivian de Oliveira Fernandes é Engenheira Cartógrafa pela Universidade Federal do Paraná (2003), Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina, na área de Cadastro Técnico e Ordenamento Territorial (2009) com Doutorado Sanduiche na Universidade de Karlsruhe na Alemanha durante os anos de 2007 e 2008. Atualmente atua como Professora Adjunta I na Universidade Federal da Bahia (UFBA) na área de Topografia, Geodésia e Cartografia, é líder do Grupo de Pesquisa Análise e Representação de Informações Espaciais do Laboratório de Geomensura Theodoro Sampaio - LABGEO e Membro do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental Urbana da POLI - UFBA

Referências

FERNANDES, V. de O. Construção de um Banco de Dados Georeferenciados para Dados Topográficos e Gravimétricos do Estado do Paraná. In: III Colóquio Brasileiro de Ciências Geodésicas, 2003, Curitiba. Anais do III Colóquio Brasileiro de Ciências Geodésicas. Curitiba: UFPR, 2003.

DENT, B. D. Cartography Thematic Map Design. 5th. Edition. WCB/McGraw-Hill, 1999.

SLOCUM, T. A. Thematic Cartography and Visualization. New Jersey: Prentice-Hall, 1999.

BURROUGH, P. A.; MCDONNELL, R. A. Principles of geographical information systems: spatial information systems and geostatistics. New York: Oxford University Press, 1998.

Wolfgang Torge. Geodesy: an introduction. Edition, 3, illustrated. Publisher, Walter de Gruyter, 2001.

KEATES, J.S. Cartographic design and production. 2ªed. New York: Longman Scientific and Techinical, 1988, 266p.

Downloads

Publicado

2013-02-06

Como Citar

Fernandes, V. de O. (2013). Cartografia destinada à representação de dados gravimétricos. Geografia Ensino & Pesquisa, 17(1), 81–92. https://doi.org/10.5902/223649948741

Edição

Seção

Geoinformação e Sensoriamento Remoto em Geografia