Aldeia Laje Velho, jovens Oro Waram: realidade e desafios da educação em contexto indígena
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499486667Palavras-chave:
Amazônia, Povos Originários, Processos educativosResumo
Este trabalho é resultado de parte de uma dissertação de Mestrado em Geografia defendida no âmbito da Fundação Universidade Federal de Rondônia, no qual foi abordado questões relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem com os jovens indígenas do povo originário Oro Waram da Aldeia Lage Velho, pertencente à Terra Indígena Igarapé Lage (TIIL)[1], localizada nos municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, estado de Rondônia, situada na faixa de fronteira com o Estado Plurinacional da Bolívia. O objetivo deste trabalho é refletir a respeito das vivências praticadas por jovens indígenas Oro Waram, na faixa etária entre 13 e 18 anos, fase determinante para a construção do ser enquanto sujeito social, em suas descrições quanto à realidade vivida são as bases para as discussões abordadas no texto. A construção do trabalho se deu a partir das vivências e convivências dos pesquisadores com a coletividade indígena da Aldeia Lage Velho, por meio de abordagens fenomenológicas, com interações e observações livres com os alunos indígenas, tanto em âmbito escolar, quanto nas atividades cotidianas fora das salas de aula, de modo que se constituiu como pesquisa participante. Deste modo, os resultados obtidos foram coletados sem as amarras de entrevistas estruturadas, mas se concretizou a partir dos diálogos e interações com este público estudantil.
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