Aldeia Laje Velho, jovens Oro Waram: realidade e desafios da educação em contexto indígena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499486667

Palavras-chave:

Amazônia, Povos Originários, Processos educativos

Resumo

Este trabalho é resultado de parte de uma dissertação de Mestrado em Geografia defendida no âmbito da Fundação Universidade Federal de Rondônia, no qual foi abordado questões relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem com os jovens indígenas do povo originário Oro Waram da Aldeia Lage Velho, pertencente à Terra Indígena Igarapé Lage (TIIL)[1], localizada nos municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, estado de Rondônia, situada na faixa de fronteira com o Estado Plurinacional da Bolívia. O objetivo deste trabalho é refletir a respeito das vivências praticadas por jovens indígenas Oro Waram, na faixa etária entre 13 e 18 anos, fase determinante para a construção do ser enquanto sujeito social, em suas descrições quanto à realidade vivida são as bases para as discussões abordadas no texto. A construção do trabalho se deu a partir das vivências e convivências dos pesquisadores com a coletividade indígena da Aldeia Lage Velho, por meio de abordagens fenomenológicas, com interações e observações livres com os alunos indígenas, tanto em âmbito escolar, quanto nas atividades cotidianas fora das salas de aula, de modo que se constituiu como pesquisa participante. Deste modo, os resultados obtidos foram coletados sem as amarras de entrevistas estruturadas, mas se concretizou a partir dos diálogos e interações com este público estudantil.

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Biografia do Autor

Erica Souza Angelim Schoaba, Instituto Federal de Educação

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO - Campus Ariquemes, Licenciada em Geografia pela Universidade Regional do Cariri - URCA, Mestra em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Geografia, Natureza e Territorialidades Humanas – GENTEH/UNIR

Vagner Schoaba, Instituto Federal de Educação

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO - Campus Ariquemes. Mestre em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de Marília - Univem

Suzanna Dourado da Silva, Universidade Federal de Rondônia

Licenciada em Geografia pela Faculdade Educacional da Lapa, Mestre e Doutora em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Geografia, Natureza e Territorialidades Humanas – GENTEH/UNIR

Adnilson de Almeida Silva, Universidade Federal de Rondônia

Professor do Departamento e Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Licenciado e Mestre em Geografia pela UNIR, Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR; Pós-Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, Pesquisador do Grupo de Pesquisa Geografia, Natureza e Territorialidades Humanas – GENTEH/UNIR

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Publicado

2024-09-19

Como Citar

Schoaba, E. S. A., Schoaba, V., Silva, S. D. da, & Silva, A. de A. (2024). Aldeia Laje Velho, jovens Oro Waram: realidade e desafios da educação em contexto indígena. Geografia Ensino & Pesquisa, 28, e86667. https://doi.org/10.5902/2236499486667

Edição

Seção

Ensino e Geografia