O limiar da mobilidade urbana: aspectos geo-históricos dos bondes e do transporte ferroviário de passageiros em Juiz de Fora/MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499484668

Palavras-chave:

Mobilidade urbana, Transporte ferroviário, Bondes

Resumo

Este artigo apresenta alguns resultados da nossa pesquisa de mestrado em Geografia, sobre mobilidade urbana em Juiz de Fora/MG. Objetiva-se apresentar a origem e evolução dos meios de transporte coletivo urbano locais, entre 1875 e 1997. O estudo fundamentou-se nos marcos regulatórios históricos do sistema de transporte municipal e em bibliografia específica sobre o tema. Os resultados estabeleceram um panorama da evolução da mobilidade urbana no transporte coletivo, desde os bondes movidos à tração animal, sua transição para os modelos elétricos, até o período de operacionalização do trem suburbano denominado “Xangai”. Conclui-se que Juiz de Fora, pioneira no Estado em introduzir o transporte urbano ferroviário de passageiros, desde o final do século XIX, rendeu-se ao rodoviarismo dos ônibus urbanos, a partir de 1970, mesmo tendo logrado, por quase um século de sua história, um grande sucesso a partir de seus trilhos.

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Biografia do Autor

Rafael Ribeiro Reis, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Geografia, pela Universidade Federal de Juiz de Fora

Pedro José de Oliveira Machado, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Geografia, Licenciatura (1988) e Bacharelado (1991), pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Mestre em Geografia, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Presidente Prudente (1998); Doutor em Geografia, pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Campus de Niterói, (2012). Professor Titular, lotado no Departamento de Geociências, da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde leciona disciplinas nos cursos de Geografia (Licenciatura, Bacharelado e Mestrado). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Planejamento Urbano, atuando nas seguintes áreas: Gestão de recursos hídricos; Geografia Histórica; Formação territorial e organização político-administrativa de Juiz de Fora e sul da Zona da Mata Mineira; Urbanização e substituição de paisagens hídricas.

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Publicado

2024-10-24

Como Citar

Reis, R. R., & Machado, P. J. de O. (2024). O limiar da mobilidade urbana: aspectos geo-históricos dos bondes e do transporte ferroviário de passageiros em Juiz de Fora/MG. Geografia Ensino & Pesquisa, 28, e84668. https://doi.org/10.5902/2236499484668

Edição

Seção

Produção do Espaço e Dinâmica Regional