O limiar da mobilidade urbana: aspectos geo-históricos dos bondes e do transporte ferroviário de passageiros em Juiz de Fora/MG
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499484668Palavras-chave:
Mobilidade urbana, Transporte ferroviário, BondesResumo
Este artigo apresenta alguns resultados da nossa pesquisa de mestrado em Geografia, sobre mobilidade urbana em Juiz de Fora/MG. Objetiva-se apresentar a origem e evolução dos meios de transporte coletivo urbano locais, entre 1875 e 1997. O estudo fundamentou-se nos marcos regulatórios históricos do sistema de transporte municipal e em bibliografia específica sobre o tema. Os resultados estabeleceram um panorama da evolução da mobilidade urbana no transporte coletivo, desde os bondes movidos à tração animal, sua transição para os modelos elétricos, até o período de operacionalização do trem suburbano denominado “Xangai”. Conclui-se que Juiz de Fora, pioneira no Estado em introduzir o transporte urbano ferroviário de passageiros, desde o final do século XIX, rendeu-se ao rodoviarismo dos ônibus urbanos, a partir de 1970, mesmo tendo logrado, por quase um século de sua história, um grande sucesso a partir de seus trilhos.
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