Carta pedagógica: um convite ao diálogo de saberes experenciados e construídos no ensino remoto emergencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499473668

Palavras-chave:

Cartas pedagógicas, Educação ambiental, Ensino Remoto Emergencial

Resumo

O presente estudo parte da discussão e da análise das experiências docentes desenvolvidas no período de isolamento social, onde aconteceu o Ensino Remoto Emergencial (ERE) devido a pandemia da COVID-19. A alta velocidade de disseminação e capacidade de provocar mortes em populações vulneráveis, provocaram incertezas quanto a definição de estratégias a serem utilizadas para o enfrentamento da epidemia em diferentes partes do mundo. Mediante à insuficiência de conhecimentos sobre o novo coronavírus, a estratégia estabelecida no ano de 2020 foi a implementação de medidas de isolamento social, com intuito de diminuir os riscos de transmissão do vírus, inclusive para as pessoas portadoras de comorbidades, com maior risco de apresentarem quadros clínicos graves. Diante dessa perspectiva, o estudo intenta contribuir com a produção de conhecimentos para professores da Educação Básica, que ao se envolverem com a pesquisa, por meio do diálogo construído através da troca de Cartas Pedagógicas, puderam refletir na práxis a dimensão ambiental da educação e estabelecer novas bases para uma educação transformadora.

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Biografia do Autor

Caroline Cruz Alvariz, Universidade Federal do Rio Grande

Mestranda em Educação Ambiental, Universidade Federal de Rio Grande

Danielle Monteiro Behrend, Universidade Federal do Rio Grande

Mestre e Doutora em Educação Ambiental, Professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande–FURG

 

 

Claudia da Silva Cousin, Universidade Federal do Rio Grande

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental (PPGEA). Mestre e Doutora em Educação Ambiental. Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande–FURG. Líder do Grupo de Pesquisa Ciranda Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Ambiente (CIPEA).

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Publicado

2023-10-20

Como Citar

Alvariz, C. C., Behrend, D. M., & Cousin, C. da S. (2023). Carta pedagógica: um convite ao diálogo de saberes experenciados e construídos no ensino remoto emergencial. Geografia Ensino & Pesquisa, 27, e73668. https://doi.org/10.5902/2236499473668