Educação popular freiriana como paradigma da educação do campo e da educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499472224Palavras-chave:
Educação Popular freiriana, Educação Popular Ambiental, Educação do/no CampoResumo
Este texto tem por objetivo identificar e discutir a presença dos temas “Educação do/no Campo e Educação Ambiental” nas obras de Paulo Freire, declarando, de ponto de partida, que a concepção de Educação Popular freiriana pode ser um dos paradigmas da Educação do Campo e da Educação Ambiental. Para tanto, é realizado uma revisão bibliográfica, sobretudo, apoiada nos livros de Paulo Freire. A primeira parte do artigo apresenta o tema; a segunda, terceira e quarta parte do texto apresenta, descreve e analisa as categorias e conceitos acerca da temática investigada. Segue-se, em cada seção, uma reflexão sobre as perspectivas que as orientam. A pesquisa caracteriza as influências filosóficas de Paulo Freire e suas dimensões política, epistemológica e metodológica, sob a égide da pedagogia crítica. Apresenta alguns dos lugares de resistências da Educação Popular e, na tentativa de síntese, anuncia a Educação Popular freiriana e sua epistemologia política, ética, metodológica e pedagógica libertadora. Orienta a produção de pesquisas teórico-práticas sobre o tema, levando em consideração a historicidade, a contextualidade e as perspectivas plurais das temáticas.
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