Aplicação e perspectiva para o ensino de cartografia: um estudo de revisão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499471904

Palavras-chave:

Representação, Recurso cartográfico, Ensino, IRAMUTEQ, Análise textual

Resumo

O presente material apresenta a análise dos trabalhos acadêmicos, publicados em periódicos, sobre a temática “ensino de cartografia” em um recorte temporal de publicações de 1996 a 2021. A análise foi feita de resumos de 40 trabalhos selecionados no Google Acadêmico, por meio do software de análises textuais IRAMUTEQ, que permite o processamento de análises lexicográficas de corpus textuais para identificar a frequência de palavras e seus contextos. Os resultados foram significativos no delineamento da discussão sobre o ensino de cartografia na Geografia, concluindo que a cartografia como linguagem é indispensável no ensino básico para leitura e compreensão espacial e a formação de um pensamento geográfico crítico, evidenciando a preocupação com a educação brasileira e a formação de futuros cidadãos conscientes do seu espaço.

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Biografia do Autor

Lucas Henrique de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Formado em Técnico em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Graduado em Geografia - Licenciatura pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, e Mestrando do Programa de Pós Graduação Mestrado e Doutorado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Três Lagoas - MS. Foi bolsista no programa PIBID/CAPES - Programa de Iniciação a Docência e bolsista no programa PIBIC/UFMS. Foi bolsista no programa PIBIC/CNPq no LAPEGEO - Laboratório de Práticas de Ensino e Geoprocessamento - Geografia CPTL/UFMS. Tem experiência em Geografia com ênfase na área Ensino de Cartografia.

Patricia Helena Mirandola Garcia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora associada IV da UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campus de Três Lagoas, docente dos cursos de Geografia (licenciatura e bacharelado) e dos Programas de Pós Graduação em Geografia (Mestrado e Doutorado) /Três Lagoas - MS e Ensino de Ciências (Doutorado) - área Educação Ambiental /Campo Grande - MS Formação acadêmica: Pós- Doutorado - Geografia - USP - São Paulo, Doutorado - UFRJ - Rio de Janeiro 2002-2006, Mestrado - UNESP Presidente Prudente - 1996-1999 e Especialização - PUC Belo Horinzonte - 1992. Formada em Geografia pela Faculdade Auxilium de Filosofia, Ciências e Letras de Lins SP (1992) Atuação nos grupos de pesquisa:* Lider do Grupo DIGEAGEO - Diretrizes de Gestão Ambiental com uso de Geotecnologias UFMS & CNPq;* Lider do grupo LEA - Laboratório Multidisciplnar de Ensino e Aprendizagem - UFMS* Atua com ensino e pesquisa nas seguintes áreas da geografia: Geotecnologias, com ênfase em Geografia Ambiental/ Educação Ambiental/ Ensino de Cartografia na Geografia e Estagio em Geografia.

Alexandre Meira de Vasconcelos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (linha de pesquisa: Gestão de Operações). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (linha de pesquisa: Inteligência Organizacional). Pós-graduado lato sensu em Administração de Pessoas pela Universidade Federal do Paraná. Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Vasta experiência como professor e consultor de empresas em inovação e gestão organizacional e gestão pela qualidade. Professor Adjunto da UFMS, atuante na Pós-Graduação em Recursos Naturais (linha de pesquisa: análise integrada de geossistemas), com pesquisa sobre economia circular e no Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP) nas áreas de Práticas Sustentáveis e de Inovação e Transformação Organizacional

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Publicado

2023-12-15

Como Citar

Souza, L. H. de, Garcia, P. H. M., & Vasconcelos, A. M. de. (2023). Aplicação e perspectiva para o ensino de cartografia: um estudo de revisão. Geografia Ensino & Pesquisa, 27, e71904. https://doi.org/10.5902/2236499471904