Aplicação e perspectiva para o ensino de cartografia: um estudo de revisão
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499471904Palavras-chave:
Representação, Recurso cartográfico, Ensino, IRAMUTEQ, Análise textualResumo
O presente material apresenta a análise dos trabalhos acadêmicos, publicados em periódicos, sobre a temática “ensino de cartografia” em um recorte temporal de publicações de 1996 a 2021. A análise foi feita de resumos de 40 trabalhos selecionados no Google Acadêmico, por meio do software de análises textuais IRAMUTEQ, que permite o processamento de análises lexicográficas de corpus textuais para identificar a frequência de palavras e seus contextos. Os resultados foram significativos no delineamento da discussão sobre o ensino de cartografia na Geografia, concluindo que a cartografia como linguagem é indispensável no ensino básico para leitura e compreensão espacial e a formação de um pensamento geográfico crítico, evidenciando a preocupação com a educação brasileira e a formação de futuros cidadãos conscientes do seu espaço.
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