Ensinar pelas pedras, aprender pelas areias: atividades geoeducativas para valorização da geodiversidade da praia de Pedra do Sal, Parnaíba-PI
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499471142Palavras-chave:
Geodiversidade, Geoeducação, Praia de Pedra do Sal, Atividades GeoeducativasResumo
Entender a geodiversidade pelo seu valor educativo se configura como uma das principais estratégias no desenvolvimento de práticas efetivas de geoconservação, destacando-se a Geoeducação. O objetivo geral do estudo é propor atividades geoeducativas visando a valorização da geodiversidade da praia de Pedra do Sal, Parnaíba/PI, tendo os seguintes objetivos específicos: discutir sobre os pressupostos teóricos relacionados à Geodiversidade, Geoconservação e Geoeducação; caracterizar a geodiversidade da praia de Pedra do Sal e seu valor educativo; e elaborar propostas de atividades geoeducativas para valorização da geodiversidade da praia em questão. Como procedimento metodológico, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, a partir de livros e capítulos de livros, artigos em periódicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado que tratam sobre as temáticas retratadas, bem como de estudo cartográfico para localização da área analisada, sendo a organização metodológica do trabalho apresentada em três etapas. O promontório rochoso com afloramento granítico, um dos principais elementos da geodiversidade na área, divide Pedra do Sal em duas faixas praiais distintas: no lado leste dissipativa e, no lado oeste, refletiva. Para o valor educativo da praia em questão, ressalta-se o potencial que a área apresenta, a partir da visualização dos elementos de sua geodiversidade e dos processos geomorfológicos costeiros atuantes, sendo destacado em alguns trabalhos de relevância. Nesse contexto, sugere-se o desenvolvimento de nove atividades geoeducativas para a educação formal e não formal como estratégia para valorização e divulgação da geodiversidade da praia de Pedra do Sal e instrumento para a prática da Geoeducação.
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