Ensinar pelas pedras, aprender pelas areias: atividades geoeducativas para valorização da geodiversidade da praia de Pedra do Sal, Parnaíba-PI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499471142

Palavras-chave:

Geodiversidade, Geoeducação, Praia de Pedra do Sal, Atividades Geoeducativas

Resumo

Entender a geodiversidade pelo seu valor educativo se configura como uma das principais estratégias no desenvolvimento de práticas efetivas de geoconservação, destacando-se a Geoeducação. O objetivo geral do estudo é propor atividades geoeducativas visando a valorização da geodiversidade da praia de Pedra do Sal, Parnaíba/PI, tendo os seguintes objetivos específicos: discutir sobre os pressupostos teóricos relacionados à Geodiversidade, Geoconservação e Geoeducação; caracterizar a geodiversidade da praia de Pedra do Sal e seu valor educativo; e elaborar propostas de atividades geoeducativas para valorização da geodiversidade da praia em questão. Como procedimento metodológico, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, a partir de livros e capítulos de livros, artigos em periódicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado que tratam sobre as temáticas retratadas, bem como de estudo cartográfico para localização da área analisada, sendo a organização metodológica do trabalho apresentada em três etapas. O promontório rochoso com afloramento granítico, um dos principais elementos da geodiversidade na área, divide Pedra do Sal em duas faixas praiais distintas: no lado leste dissipativa e, no lado oeste, refletiva. Para o valor educativo da praia em questão, ressalta-se o potencial que a área apresenta, a partir da visualização dos elementos de sua geodiversidade e dos processos geomorfológicos costeiros atuantes, sendo destacado em alguns trabalhos de relevância. Nesse contexto, sugere-se o desenvolvimento de nove atividades geoeducativas para a educação formal e não formal como estratégia para valorização e divulgação da geodiversidade da praia de Pedra do Sal e instrumento para a prática da Geoeducação.

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Biografia do Autor

Brenda Rafaele Viana da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2022). Mestra em Geografia pelaUniversidade Federal do Piauí - UFPI (2017-2019). Graduada em Licenciatura Plena em Geografia (2012-2015)pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI/Campus Torquato Neto. Membro do Grupo de Pesquisa do Núcleo deEstudos da Zona Costeira do Estado do Piauí - NEZCPI da UESPI e do Grupo de Pesquisa Geodiversidade,Patrimônio Geomorfológico e Geoconservação - GEOCON, da UFPI. Membro como sócia honorária do InstitutoHistórico e Geográfico do Piauí (IHGPI) desde junho de 2018. Foi professora substituta do Instituto Federal deEducação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI, Campus Floriano) com a disciplina de Geografia no Ensino Médio eGeologia/Paleontologia no Curso de Ciências Biológicas (2019-2021), da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA, Campus Colinas e Coroatá) no curso de Gestão ambiental (2019-2022) e Universidade Estadual Vale doAcaraú (UVA/Sobral), no Curso de Geografia - Licenciatura/Bacharelado (2021-2022). 

Elisabeth Mary de Carvalho Baptista, Universidade Estadual do Piauí

Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (1985). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (1997). Especialista em Ecoturismo, interpretação e Educação Ambiental pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2002). Especialista em Literatura, Estudos Culturais e outras linguagens pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2015). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2000). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2004). Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2010). Realizou estágio de Pós-doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2019). Foi Coordenadora do Curso de Licenciatura Plena em Geografia Regime Regular e Especial da UESPI - Campus Poeta Torquato Neto, Pró-Reitora Adjunta de Ensino e Graduação e Coordenadora Adjunta do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR da mesma IES. É Professora Adjunta Dedicação Exclusiva do Curso de Geografia do Campus Poeta Torquato Neto e Coordenadora e do Núcleo de Estudos sobre a Zona Costeira do Estado do Piauí - NEZCPI da mesma IES. Sócia efetiva do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí - IHGPI. Atua principalmente nos seguintes temas: zona costeira, recifes de arenito, ecossistemas costeiros, geomorfologia costeira, litoral piauiense, paisagem, geodiversidade, geoconservação, geoturismo, geoeducação, recursos hídricos, educação ambiental, ecoturismo e turismo sustentável, geografia e meio ambiente, biogeografia, geografia e literatura, geografia cultural, história ambiental, metodologia da pesquisa, geografia do Piauí e desenvolvimento sustentável do nordeste e do Piauí.

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Silva, B. R. V. da, & Baptista, E. M. de C. (2023). Ensinar pelas pedras, aprender pelas areias: atividades geoeducativas para valorização da geodiversidade da praia de Pedra do Sal, Parnaíba-PI. Geografia Ensino & Pesquisa, 27, e71142. https://doi.org/10.5902/2236499471142