Ensino de geografia, educação do campo e práticas docentes na escola de Ensino Médio Francisco Araújo Barros, Itarem-Ceará
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499471125Palavras-chave:
Educação do Campo, Ensino de Geografia, Escola de Ensino Médio Francisco Araújo Barros, Assentamento de Reforma Agrária Lagoa do MineiroResumo
A Educação do Campo, vinculada ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), constitui-se como um instrumento de afirmação e desenvolvimento do modo de vida camponês, assim como também é expressão de luta contra a desigualdade de acesso à terra. Uma das suas maiores características está pautada na ideia de uma Educação que possua suas práticas vinculadas à realidade em que os (as) educandos (as) vivem diariamente e a Geografia possui um caráter importante nessa construção. Dessa forma, o objetivo do presente texto é compreender a relação entre a Educação do Campo e o ensino de Geografia na Escola de Ensino Médio Francisco Araújo Barros, que está localizada no Assentamento de Reforma Agrária Lagoa do Mineiro, em Itarema, no estado do Ceará, junto às práticas educativas. A metodologia pautou-se em pesquisa bibliográfica, bem como na realização de trabalho de campo no território envolvido, na construção e na realização de Grupo Focal (GOMES; BARBOSA, 1999) com as docentes da escola e com as de visita institucional na Secretaria da Educação do estado do Ceará (SEDUC-CE). O artigo é fruto de uma pesquisa maior que foi desenvolvida durante o período da pandemia da Covid-19. Como considerações finais, compreendemos que há uma relação de grande importância entre a Educação do Campo e a Geografia, na medida em que a ciência geográfica contribui para a análise crítica do espaço e para a formação educacional e humana dos (as) educandos (as) do campo.
Downloads
Referências
BOGO, A. Mística. In: CALDART, R. S.; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. (Org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; São Paulo: Expressão Popular, 2012, p. 473-477.
BONILLA, V. D.; CASTILLO, G.; BORDA, O. F.; LIBREROS, A. Causa popular, ciência popular: uma metodologia do conhecimento científico através da ação. In: BRANDÃO, C. R. (Org.). Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 2001, p. 131-157.
BRANDÃO, C. H. B. A participação da pesquisa no trabalho popular. In: BRANDÃO, C. R. (Org.). Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 2001, p. 223-252.
CALLAI, H. C. A formação do profissional da Geografia: o professor. Rio Grande do Sul: Unijui, 2013.
CAMACHO, R. S. O território como categoria da Educação do Campo: no campo da construção/destruição e disputas/conflitos de territórios/territorialidades. Revista NERA, Presidente Prudente, v. 22, n. 48, p. 38-57, 09 mar. 2019. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/6364. Acesso em: 20 jan. 2021.
CAVALCANTI, L. de S. Geografia Escolar e a Cidade: Ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. 18. ed. São Paulo: Papirus, 2013.
CEARÁ. Escola Estadual de Ensino Médio Francisco Araújo Barros. Projeto Político Pedagógico. Itarema, 2014.
COSTA, E. M. R. Linguagem didática - uma nova conceituação. Curriculum, Rio de Janeiro, v. 10, n. 4, p. 13-23, dez. 1971. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/curriculum/article/viewFile/62097/60248. Acesso em: 05 fev. 2021.
COSTA, F. R. da. O ensino da geografia através do cancioneiro potiguar. In: ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS, 13., 2002, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa, 2002, p. 1-6.
CRUZ NETO, O.; MOREIRA, M. R.; SUCENA, L. F. M. Grupos focais e pesquisa social qualitativa: o debate orientado como técnica de investigação. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 13, 2002, Ouro Preto. Anais [...]. Ouro Preto, 2002.
FERNANDES, B. M. Os campos da pesquisa em Educação do Campo: espaço e território como categorias essenciais. In: MOLINA, M. C. (Org.). Educação do Campo e Pesquisa: questões para reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006, p. 27-40.
FERNANDES, B. M. Contribuição ao estudo do campesinato brasileiro formação e territorialização do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST (1979 –1999). 1999. 318 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999. Disponível em: http://www2.fct.unesp.br/docentes/geo/bernardo/BIBLIOGRAFIA%20DISCIPLINAS%20POS-GRADUACAO/BERNARDO%20MANCANO%20FERNANDES/tese_bmfernandes.pdf. Acesso em: 01 fev. 2021.
FREIRE, P. Conscientização. São Paulo: Cortez, 2016.
FREISLEBEN, A. P.; KAERCHER, N. A. A linguagem fotográfica como recurso metodológico no ensino de geografia. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 7, n. 12, p. 114-130, jun. 2016. Disponível em: http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/N12/Art-8-Revista-Ensino-Geografia-v7-n12-Freisleben-Kaercher.pdf. Acesso em: 01 jun. 2021.
FUINI, L. L. Território e música: um diálogo com a obra de Milton Santos. In: DOZENA, A. (Org.). Geografia e música: diálogos. Natal: EDUFRN, 2016, p. 304-323.
GAJARDO, M. Pesquisa Participante na América Latina. São Paulo: Editora Brasiliense, 1986.
GOMES, M. de J. dos S. Experiências das Escolas de Ensino Médio do Campo do MST Ceará: dois projetos de campo e de educação em confronto. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Profissional em Saúde) – Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ, Rio de Janeiro, 2013.
GOMES, M. E. S. G.; BARBOSA, E. F. B. A técnica educativa de grupos focais para obtenção de dados qualitativos. Educativa, 1999. Disponível em: www.dppg.cefetmg.br/mtp/TecnicadeGruposFocaisdoc. Acesso em: 18 mar. 2021.
INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA – INCRA. Assentamentos do estado do Ceará, 2017.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Censo Demográfico, 2010.
KAERCHER, N. A. O gato comeu a geografia crítica? alguns obstáculos a superar no ensino-aprendizagem de Geografia. In:
PONTUSCHKA, N. N. OLIVEIRA, A. U. de. (Org.). Geografia em Perspectiva. São Paulo: Contexto, 2013, p. 221-231.
LACOSTE, Y. A geografia isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. São Paulo: Papirus, 1988.
LIMA, B. B.; VASCONCELOS, T. S. L. A música e a construção de raciocínios geográficos: reflexões iniciais. In: SIGEOLITERART, 4., 2019, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro, 2020, p. 134-144. Disponível em: https://redeentremeio.com.br/assets/system-data/artigos-publicos/2ccf478e400d40378f914ab8f14c1248.pdf. Acesso em: 25 mar. 2021.
MAIA, L. A. Mística, educação e resistência no Movimento dos Sem-Terra MST. Fortaleza: Banco do Nordeste, 2008.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.
MORAIS, E. H. M. de; MORAIS, J. L. L. de. A relação entre a Educação do Campo e Ensino de Geografia e suas contribuições para o fortalecimento do território camponês. In: ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS, 18., 2016, São Luís. Anais [...]. São Luís: 2016, p. 1-11. Disponível em: http://www.eng2016.agb.org.br/resources/anais/7/1467643545_ARQUIVO_TrabalhoCompleto-EduardoHMdeMorais.pdf. Acesso em: 05 fev. 2021.
PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. 3ª. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
RAFFESTIN, C. Por uma Geografia do Poder. São Paulo: Ática, 1993.
SANTOS, G. Não vou sair do campo (música). Composição em 2001. Disponível em: https://www.letras.com.br/gilvan-santos/nao-vou-sair-do-campo. Acesso em: 15 jul. 2021.
SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da geografia. São Paulo: Hucitec, 1988.
SAQUET, M. A. Território e Identidade. In: ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA, 10., 2005, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: EdUSP, 2005, p. 13869-13881. Disponível em: http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal10/Teoriaymetodo/Conceptuales/36.pdf. Acesso em: 30 jan. 2021.
SILVA, A. M. G. da. Geozine: linguagem para o ensino do conteúdo de região na geografia escolar. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) – Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26180. Acesso em: 15 mar. 2021.
VASCONCELOS, T. S. L. Por onde andam os coqueirais? Os territórios tensionados e as tensões territoriais no estado do Ceará. 2015. 312 f. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Geografia Ensino & Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.