Ensino de geografia, educação do campo e práticas docentes na escola de Ensino Médio Francisco Araújo Barros, Itarem-Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499471125

Palavras-chave:

Educação do Campo, Ensino de Geografia, Escola de Ensino Médio Francisco Araújo Barros, Assentamento de Reforma Agrária Lagoa do Mineiro

Resumo

A Educação do Campo, vinculada ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), constitui-se como um instrumento de afirmação e desenvolvimento do modo de vida camponês, assim como também é expressão de luta contra a desigualdade de acesso à terra. Uma das suas maiores características está pautada na ideia de uma Educação que possua suas práticas vinculadas à realidade em que os (as) educandos (as) vivem diariamente e a Geografia possui um caráter importante nessa construção. Dessa forma, o objetivo do presente texto é compreender a relação entre a Educação do Campo e o ensino de Geografia na Escola de Ensino Médio Francisco Araújo Barros, que está localizada no Assentamento de Reforma Agrária Lagoa do Mineiro, em Itarema, no estado do Ceará, junto às práticas educativas. A metodologia pautou-se em pesquisa bibliográfica, bem como na realização de trabalho de campo no território envolvido, na construção e na realização de Grupo Focal (GOMES; BARBOSA, 1999) com as docentes da escola e com as de visita institucional na Secretaria da Educação do estado do Ceará (SEDUC-CE). O artigo é fruto de uma pesquisa maior que foi desenvolvida durante o período da pandemia da Covid-19. Como considerações finais, compreendemos que há uma relação de grande importância entre a Educação do Campo e a Geografia, na medida em que a ciência geográfica contribui para a análise crítica do espaço e para a formação educacional e humana dos (as) educandos (as) do campo.

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Biografia do Autor

Brendon Bessa Lima, State University of Ceará

Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PropGeo) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Possui Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) durante os anos de 2018 e 2019 sendo bolsista CAPES. Foi bolsista de Iniciação Científica e Tecnológica através do projeto "Educação do Campo é direito e não esmola: educação geográfica, poder e território nos percursos das tensionalidades e tensões no Ceará" onde foi orientado pela professora Dra. Tereza Sandra Loiola Vasconcelos do curso de Geografia da UECE. Compõe o quadro de participantes do Grupo de Pesquisa "Sistemas Técnicos e Espaço" - certificado pela CNPq. Faz parte e colabora com o Grupo de Estudos e Articulação Ensino de Geografia e Territórios. Dedica-se aos estudos e pesquisas acerca da Educação Geográfica, Ensino de Geografia e Educação do Campo.

Tereza Sandra Loiola Vasconcelos, State University of Ceará

Educadora, pesquisadora e mamãe do Raoni. Possui Licenciatura (2007), Mestrado (2010) e Doutorado (2015) em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É professora adjunta I, Dedicação Exclusiva (DE), dos Cursos de Geografia da UECE (Licenciatura e Bacharelado), Campus do Itaperi e Coordenadora do Laboratório de Prática de Ensino de Geografia (LAPEGEO). Enquanto parte das atividades acadêmicas, integra o Grupo de Pesquisa "Sistemas técnicos e espaço" e coordena o Grupo de Estudos e Articulação "Ensino de Geografia e Territórios", em que busca articular ensino, pesquisa e extensão. Tem experiência e publicações em DINÂMICAS TERRITORIAIS e ENSINO DE GEOGRAFIA, no CAMPO e na CIDADE. Ao longo dos últimos anos vem dedicando-se aos estudos que enfocam a Formação e Reestruturação Socioespacial do Ceará; Formação de Professores e Professoras de Geografia; Estágio Supervisionado; Educação Geográfica; Geografia Escolar; Educação do Campo; Educação Escolar Indígena; Território; Conflitualidades e Conflitos; Tensionalidades e tensões territoriais. Também possui experiência e publicações acerca das dinâmicas territoriais que envolvem os perímetros irrigados do Ceará.

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Publicado

2023-10-06

Como Citar

Lima, B. B., & Vasconcelos, T. S. L. (2023). Ensino de geografia, educação do campo e práticas docentes na escola de Ensino Médio Francisco Araújo Barros, Itarem-Ceará. Geografia Ensino & Pesquisa, 27, e71125. https://doi.org/10.5902/2236499471125