Análise do uso e ocupação da terra no município de São Martinho da Serra – RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499465999

Palavras-chave:

Caracterização socioeconômica, Uso e ocupação da terra, Geotecnologias

Resumo

O presente trabalho apresenta dados quantitativos e espaciais sobre a população e o uso e ocupação da terra no município de São Martinho da Serra com apoio de dados secundários e de geotecnologias. O município surge de um caminho que ligava a zona das missões e o litoral sul do Uruguai em referência a Guarda de São Martin, ganhando autonomia político-administrativa em 1992, quando se desmembrou de Santa Maria. Apresenta baixa densidade populacional, onde a maioria da população reside em zona rural, mas já mostrando uma diminuição em relação a população urbana pelo último censo. A economia do município é fortemente sustentada pelo setor primário e tem-se expandido pelo avanço das commodities, especialmente, a soja que ocupa 88% da área de produção agrícola do local. A expansão agropecuária acompanha a falta de cuidado e controle com as questões ambientais, mostrado pelo avanço de atividades agrícolas nas áreas de proteção ambiental com degradação, principalmente, das matas ciliares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Von Ende Dotto, Universidade Federal de Santa Maria

Estudante na graduação de Bacharelado em Geografia - UFSM. Integrante do Laboratório de Geologia Ambiental (UFSM) com iniciação científica. 

Luís Eduardo de Souza Robaina, Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Geociências, Santa Maria, RS

Possui graduação em Geologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1984), mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), doutorado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e Pós-Doutorado na Universidade do Porto, Portugal e na Universidade du Maine, Le Mans/França. Atualmente é professor/pesquisador colaborador do programa de pós-graduação em geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor titular da Universidade Federal de Santa Maria, do curso de geografia e do programa de Pós-graduação em geografia e geociências. Coordena o Grupo de Pesquisa do CNPq LAGEOLAM organizado em 1995.Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em estudos geomorfológicos, geoambientais e de desastres naturais. 

Anderson Augusto Volpato Sccoti, Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Geociências, Santa Maria, RS

Bacharel em Geografia, formado na Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Geografia pela UFSM, área de concentração: Análise Ambiental e Dinâmica Espacial, linha de pesquisa Meio Ambiente, Paisagem e Qualidade Ambiental. Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, área de concentração: Análise Ambiental. Pós-Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência em Geoprocessamento e Análise Ambiental. Trabalha com Geociências e Cartografia Temática, com ênfase em: mapeamentos Pedológicos, Geológicos, Geomorfológicos, Geoambientais e identificação de áreas com risco Geológico-Geomorfológico. Professor Adjunto A do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Maria. 

Referências

AGUIAR, L. L. L.; MARTINS, P. T. A. Regime de queima na Terra Indígena Pimentel Barbosa, MT, Brasil. Mercator (Fortaleza), v. 19, 2020.

CARGNIN, A. P. et al. Atlas socioeconômico do Rio Grande do Sul: quinze anos acompanhando as transformações do estado. Geo UERJ, v. 2, n. 24, 2013.

COMPANHIA DE PESQUISA DE RECURSOS MINERAIS - CPRM. 2006. Mapa Geológico do Rio Grande do Sul, escala 1:750.000. Brasília, CPRM/SIAGAS.

GRACIANO, M. I. G.; LEHFELD, N. A. S. Estudo socioeconômico: indicadores e metodologia numa abordagem contemporânea. Serviço Social e Saúde, v. 9, n. 1, p. 157-186, 2010.

GUARESCHI, V. D. Cabeceiras de drenagem no planalto das araucárias, bacia hidrográfica do rio Guassupi-RS: distribuição espacial das depressões fechadas, controle estrutural e evolução geomorfológica. Tese de Doutorado. Santa Maria: UFSM, 2018

HASENACK, H.; WEBER, E. (org.) Base cartográfica vetorial contínua do Rio Grande do Sul - escala 1:50.000. Porto Alegre: UFRGS Centro de Ecologia. 2010. 1 DVD-ROM. (Série Geoprocessamento n.3). ISBN 978-85-63483-00-5 (livreto) e ISBN 978-85-63843-01-2 (DVD).

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Produto Interno Bruto dos Municípios. Rio de Janeiro, 2018 a. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/contas-nacionais/9088-produto-internobruto-dos-municipios.html?t=downloads

INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS – IPT. Mapeamento de Riscos em Encostas e Margem de Rios. MACEDO, E. S. de; OGURA, A. T. (org.) – Brasília: Ministério das Cidades; Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, 2007, 176 p.

KNIERIN, I. da S.; GEREMIA, A.; TRENTIN, R.; ROBAINA, L. E. S. Análise Temporal do Uso Da Terra no Município de São Francisco de Assis – RS nos anos de 2000 e 2014. Revista Equador (UFPI), Vol. 4, Nº 3, (2015). Edição Especial XVI Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada. Teresina- Piauí. P.384-390

LIMA, R. S.; JÚNIOR, J. F. C. A importância do componente socioeconômico para o estudo de elaboração de planos de manejo de unidades de conservação. Revista Faz Ciência, 07,01 (2005).

MACEDO, J. H. São Martinho. Da Guarda ao Povoado – Um perfil histórico–arqueológico sobre a formação da vila de São Martinho – RS. Dissertação de Mestrado. Porto Alegre: PUCRS, 1999.

MACHADO, N. T. G. Entre guardas e casarões: um pouco da história do interior do RS – uma perspectiva arqueológica. Tese de Doutorado. São Paulo: USP, 2004

PEDRAZZI, R.; COSTA, F. São Martinho da Serra: terra e gente. Santa Maria, 1999.

RIO GRANDE DO SUL. SECRETARIA DA COORDENAÇÃO E PLANEJAMENTO (SCP). Atlas Socioeconômico do Estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 1998.

ROBAINA, L. E. de S.; VERDUM, R. Compartimentação Geomorfológica da Bacia Hidrográfica do Ibicuí, Rio Grande do Sul, Brasil: Revista Brasileira de Geomorfologia v. 2, p. 11–23, 2010.

ROBAINA, L. E. de S.; TRENTIN, R. Estudos e zoneamento geoambiental do município de São Francisco de Assis–Oeste do Rio Grande do Sul. GOT: Revista de Geografia e Ordenamento do Território, n. 16, p. 323, 2019.

SANTOS, A. S. R. M.; MAURO, T. L.; SOUZA, L. A.; SENIGALIA, R. L. C.; CASTRO, D. A.; SANTOS, E. S. Métodos de classificação supervisionada aplicadas no uso e ocupação do solo no município de Presidente Médice-RO. Biodiversidade, v. 18, n. 1, 2019.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO A MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (Sebrae). Perfil das cidades gaúchas (2020). Disponível em: https://datasebrae.com.br/municipios/rs/Perfil_Cidades_Gauchas-Sao_Martinho_da_Serra.pdf

SILVA, A. A. F. Análise da Dinâmica da Cobertura e Uso da Terra no Município de Campos Lindos-To entre 1990 e 2014. Revista Equador (UFPI), Vol. 4, Nº 3, (2015). Edição Especial XVI Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada. Teresina- Piauí. p.376-383.

SOUZA, A. E.; SOUZA, J. B. Uso e ocupação do solo no município de Mamanguape-PB, interfaces: histórico, geográfico e ambiental. Revista de Biologia e Ciências da Terra, v. 10, n. 2, p. 127-133, 2010.

TORRES, L. H. Historiografia Sul-Rio-Grandense: O Lugar das Missões Jesuítico-Guaranis na Formação Histórica do Rio Grande do Sul (1819-1975), 1997.

Downloads

Publicado

2022-11-28

Como Citar

Dotto, A. V. E., Robaina, L. E. de S., & Sccoti, A. A. V. (2022). Análise do uso e ocupação da terra no município de São Martinho da Serra – RS. Geografia Ensino & Pesquisa, 26, e27. https://doi.org/10.5902/2236499465999

Edição

Seção

Geoinformação e Sensoriamento Remoto em Geografia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2