O estado e a avaliação: o nascimento da política publica em busca da equidade educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499429368

Palavras-chave:

Estado, Políticas Públicas, Segregação Escolar, Prova Brasil, Direitos

Resumo

Nesta discussão o espaço das políticas públicas de planejamento destaca instrumentos regulatórios como foco das políticas estatais; sob a influência, primeiramente do liberalismo e, posteriormente, do neoliberalismo. Estados passaram a reformular seu sistema de plano econômico prevendo a alocação de recursos. Neste contexto, as avaliações institucionais são assumidas como estratégia de administrar o bem público, controlando resultados e transmitindo a imagem do Estado que se preocupa e respeita o cidadão. No Brasil, organiza-se o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb). Influenciado por este modelo, a Educação compôs seu quadro, o que suscita apontamentos de sequencia dentro de um modelo que segrega a escola.

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Biografia do Autor

Melissa Jasche Quadros, Programa de Pós Graduação de Geografia (PPGeo) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) -Campus Universtário de Rondonópolis (CUR) -

Mestranda, linha de Planejamento e Gestão Territorial - PPGEO/CUR/UFMT - 2016-2018. Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2015) - Ainda na graduação atuou no PIBIC 2011 à 2013 no grupo de pesquisa do Laboratório de Climatologia, com ênfase nas pesquisas de Clima Urbano. No PIBID 2013 à 2015 no grupo de pesquisa de Práticas de Iniciação à Docência com ênfase ao Ensino de Geografia. Atualmente é professora - Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em análise e planejamento urbano, segregação sócio-espacial e periferização. 

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Publicado

2018-07-24

Como Citar

Quadros, M. J., & Nardes, A. M. M. (2018). O estado e a avaliação: o nascimento da política publica em busca da equidade educacional. Geografia Ensino & Pesquisa, 22, e25. https://doi.org/10.5902/2236499429368