INCLUSÃO: ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS SURDOS, COM UM OLHAR SOBRE A PAISAGEM A PARTIR DE UMA VISÃO FREIREANA

Autores

  • Jean Volnei Fernandes UNIVERSIDADE DE BRASILIA

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499421068

Resumo

Este artigo tem por objetivo fazer uma análise de questões inerentes à educação inclusiva, a categoria geográfica Paisagem e as diferentes formas de abordagem, que se pode utilizar no trabalho docente, com alunos deficientes auditivos a partir de uma visão freireana.  Em seguida apresenta-se, os principais conceitos de Paisagem, que foram teorizados pelas diferentes escolas que escreveram sobre o assunto, destacando o caráter humanista para alguns autores, e os aspectos físicos para outros. Assim sendo, procede-se uma análise, a partir das experiências vivenciadas em sala de aula, como professor de Geografia, das principais considerações e observações, a respeito do estudo da Paisagem para alunos surdos pautados nos conceitos criados por Paulo Freire, bem como a forma através das quais estes alunos podem construir um conceito próprio de Paisagem. Para tanto, considera-se a utilização de elementos que sejam significativos para sua aprendizagem, sobretudo os relacionados a utilização da Libras e da observação da própria Paisagem.

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Biografia do Autor

Jean Volnei Fernandes, UNIVERSIDADE DE BRASILIA

Professor de Geografia da SEDF, atua na sala de recursos de deficiência auditiva. Mestre em Geografia pela UNB, na linha de pesquisa Gestão Ambiental e territorial.

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Publicado

2016-12-29

Como Citar

Fernandes, J. V. (2016). INCLUSÃO: ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS SURDOS, COM UM OLHAR SOBRE A PAISAGEM A PARTIR DE UMA VISÃO FREIREANA. Geografia Ensino & Pesquisa, 20(3), 107–114. https://doi.org/10.5902/2236499421068